8M: Novo governo busca avanços na luta das mulheres
O governo Lula trouxe de volta a esperança em avanços na luta das mulheres brasileiras. Desde o início de março o governo lançou iniciativas com o tema “O governo que respeita todas as mulheres” e, neste 8 de março, será divulgado um pacote com diversas ações em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h. A FASUBRA Sindical participará da solenidade.
A recriação do Ministério das Mulheres reforça o compromisso do governo com as pautas femininas e combate aos retrocessos, além da composição de ministérios e instituições importantes com mulheres à frente, o que representa aumento da presença em espaços políticos. Do total de 37 ministros, 11 são mulheres, além das presidentas do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, por exemplo.
No dia em que marca a luta internacional das mulheres serão anunciadas 25 ações, entre elas, a criação do Dia Nacional Marielle Franco contra a violência política, a construção de Casas da Mulher Brasileira e oficinas de fabricação de absorventes em presídios femininos. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, informou que também será lançado um Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio. Confira algumas das ações:
– Produtos em condições especiais no Banco do Brasil, como linha de crédito com taxa menor para agricultoras familiares ou empreendedoras;
– Programa Empreendedoras Tec para empresas e projetos tecnológicos liderados por mulheres;
– Colocar como critério de desempate em licitações do governo federal a equidade de trabalhadores homens e mulheres;
– Encontro Nacional das Mulheres das Águas e lançamento do prêmio Mulheres das Águas;
– Lançamento do Programa Dignidade Menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade;
– Edital de R$ 4 milhões para projetos municipais com foco na prevenção à violência e à criminalidade, com foco em mulheres;
– Edital de 1,5 milhão para financiar projetos para fomentar ações de geração de trabalho, renda e participação social para mulheres em situação de vulnerabilidade;
– Doação de 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha;
– Reforço das estruturas das delegacias de atendimento à mulher;
– Desenvolvimento de encontros, eventos debates e balanços no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco em gênero.
Atos nos estados em todo o país também estão programados. Em Brasília, haverá caminha da Funarte em direção ao Palácio do Buriti às 17h.
Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da FASUBRA
Em alusão ao 8 de março e para debater temas como a ratificação da Convenção 190 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), a organização social do cuidado e a organização das mulheres nas entidades de base, a FASUBRA Sindical realiza na quinta-feira (9/3), das 9h às 17h, o Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora, no Auditório da Faculdade de Saúde da UnB, em Brasília/DF.