7° Congresso da CONTUA aprova moção de apoio a criação da CPI do MEC e pelo Fora Bolsonaro e Mourão

A FASUBRA Sindical participou esta semana, nos dias 2 e 3 de maio, do 7° Congresso Geral Ordinário da CONTUA – La Confederación de los Trabajadores y las Trabajadoras de las Universidades de las Américas. O Congresso foi realizado na cidade de Guadalajara, no México.

Entre outras medidas, aprovou uma Moção de Apoio aos trabalhadores e trabalhadoras das universidades brasileiras sobre a campanha de criação de uma CPI do MEC, para apurar as graves denúncias de corrupção no Ministério da Educação. A moção trata também da campanha para pôr fim ao governo negacionista de Bolsonaro e Mourão. Confira a íntegra: https://bit.ly/3vP65W6.

Cerca de 100 Delegados participaram do 7º Congresso, representando 16 países: Argentina, Brasil, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Panamá, Equador, Peru, Costa Rica, Guatemala, República Dominicana, Chile, Canadá e México. A FASUBRA foi representada pelos coordenadores José Maria Castro e Vânia Helena Gonçalves. O Congresso da Contua acontece a cada dois anos.

A CONTUA é uma organização sindical que representa 25 sindicatos e federações de 18 países, entre elas a FASUBRA Sindical, totalizando mais de 700 mil trabalhadoras e trabalhadores das Universidades Públicas das Américas.

A Federação fez parte da construção histórica da CONTUA e tem representação em sua coordenação. O Congresso reafirmou as coordenações da Federação, denunciou o governo Bolsonaro e debateu sobre as Universidades Públicas, o desmonte do Estado no Brasil e na América Latina, entre outros temas.

O Congresso prestou uma homenagem póstuma a Agustín Rodríguez Fuentes, ex-dirigente do Sindicato Operário da UNAM e ex-presidente do CONTUA. Ramírez esteve à frente do STUNAM durante 27 anos e atuou também como presidente Colegiado Nacional da União Nacional dos Trabalhadores (UNT).Outra homenagem póstuma foi ao técnico-administrativo em educação Fernando Roberto Maranhão de Araújo, o Fernando Maranhão (58 anos), ex-coordenador de Organização Sindical da FASUBRA e ex- coordenador-geral do SINTUFEPE – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco. Fernando também era representante da Federação na Contua.

Entre os convidados, participaram do Congresso Dr. Ricardo Villanueva Lomelí, reitor geral da Universidade de Guadalajara; Roberto Escalante Semerena. secretário-geral da União de Universidades Lat rino-Americanas (UDUAL); Carlos Guillermo Alvarado Cerezo; presidente do Conselho Universitário Superior da América Central. (CSUCA) e Jesús López Macedo diretor de Estudos Estratégicos da ANUIES.

CPI do MEC já!

Fora Bolsonaro e Mourão!

Fotos: Radio STUNAM

Tag: , , ,

Categorizados em: , , , , , ,