Plenária Nacional da FASUBRA Sindical é aberta com intensa agenda de debates e mobilização

10:30 | 14 de junho de 2025

Foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (13) a Plenária Nacional da FASUBRA Sindical, reunindo representantes de todo o país para debater os rumos e desafios do movimento dos técnico-administrativos(as) em educação das instituições federais para alcançar o cumprimento do acordo ___, oriundo da greve de 113 dias ocorrida em 2024.

As atividades tiveram início logo nas primeiras horas da manhã, com o credenciamento dos participantes, seguido pela saudação inicial da Coordenação Geral e apresentação da pauta da plenária. Em seguida, os diversos coletivos se dividiram em salas para suas reuniões.

Após o almoço, a mesa composta pelas coordenadoras gerais da Federação, Ivanilda Nascimento e Loiva Chansis e por Lucivaldo Alves dos Santos, que participou representando a coordenadora geral Cristina del Papa.

Os trabalhos da tarde iniciaram-se com informes da Coordenação jurídica e de organização Sindical, representada pelo coordenador Marcelo Rosa, e das Coordenadoras gerais que participam das diversas instancias de negociação do Acordo, sobre a situação dos itens tratados em cada uma dessas instâncias, seguida por informes das coordenações. Ainda no período da tarde foram apresentadas as análises da conjuntura política pelas diferentes chapas que compõem a DireçãoNacional: Campo Cutista, Travessia, Unidade para Lutar, CTB e Chapa 10. Os debates foram centrados na discussões sobre o cumprimento do acordo de greve por parte do governo, além de alertas sobre os avanços da reforma administrativa, apontada pelos participantes como um ataque frontal ao Estado promotor de direitos sociais por setores da direita e extrema direita.

O destaque do dia foi a reafirmação da necessidade de mobilização urgente do movimento sindical diante da iminente tramitação da reforma administrativa.

A programação da Plenária continua neste sábado (14), com a continuidade das análises de conjuntura, desta vez com intervenções dos(as) delegados(as) presentes. A expectativa é que os debates se intensifiquem e que novas estratégias de enfrentamento sejam definidas ao longo do final de semana.

Categorizados em: