28 de MARÇO – DIA DO ESTUDANTE É DIA DE DEFENDER A UNIVERSIDADE PÚBLICA

22:22 | 28 de março de 2013

Em 28 de Março, o Dia do Estudante é comemorado em todo o país,  e a Fasubra Sindical – entidade que luta em defesa da universidade pública, gratuita, autônoma e de qualidade – aproveita a data para rememorar a luta do estudante Edson Luís de Lima Souto, assassinado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 28 de Março de 1968 durante confronto ocorrido no restaurante Calabouço, onde participava de um protesto contra o alto valor das refeições servidas aos estudantes.

Para evitar que a PM desaparecesse com o corpo, os estudantes não permitiram que ele fosse levado para o Instituto Médico Legal (IML), mas o levaram em passeata para a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, onde foi realizado o velório.

A necrópsia foi realizada no próprio local pelos médicos Nilo Ramos de Assis e Ivan Nogueira Bastos na presença do Secretário de Saúde do Estado. Seu óbito de n° 16.982 foi declarado pelo estudante Mário Peixoto de Souza.

O registro de ocorrência n° 917 da Terceira Delegacia de Polícia informou que, no tiroteio ocorrido no restaurante Calabouço, mais seis pessoas tinham sido feridas: Telmo Matos Henriques, Benedito Frazão Dutra (falecido logo após a ação militar), Antônio Inácio de Paulo, Walmir Gilberto Bittencourt, Olavo de Souza Nascimento e Francisco Dias Pinto.

No período que se estendeu do velório até a missa da Igreja da Candelária, realizada no dia  2 de abril, vários protestos foram organizados Brasil afora. Em São Paulo, mais de quatro mil estudantes fizeram uma manifestação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Também houve mobilizações no Centro Acadêmico XI de Agosto, da  Faculdade São Francisco, na Escola Politécnica da USP e na Pontifícia Universidade Católica de  São Paulo.

Edson Luis foi enterrado ao som do Hino Nacional, entoado por uma multidão de cidadãos brasileiros indignados com a crueldade da Polícia Militar, à época um dos aparelhos do estado utilizado pela Ditadura Militar que assolava o país.

Oriundo de família obre, iniciou os estudos na Escola Estadual Augusto Meira em Belém, no Pará. Mudou-se para o Rio de Janeriro para cursar o antigo segundo grau no Instituto Cooperativo de Ensino, que funcionava no restaurante Calabouço. Foi em homenagem a esse exemplo de estudante, que foi instituído no Brasil o Dia do Estudante.

28 DE MARÇO – DIA DO ESTUDANTE – EDSON LUIZ PRESENTE!!!!!!

FASUBRA SINDICAL SEMPRE NA LUTA PELA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE

_____________________________________________________________________________________________________

 

Categorizados em: