28/10 – Dia Nacional de Lutas dos trabalhadores do serviço público contra a PEC 32

Trabalhadoras e trabalhadores do serviço público intensificaram a mobilização para derrubar a PEC 32 (Reforma Administrativa) na Câmara dos Deputados, durante a 6ª Jornada de Lutas que ocorre desde o início da semana. Amanhã (28/10), Dia do Servidor Público, ocorrerá o Dia Nacional de Lutas com um grande ato nacional, com manifestações em Brasília/DF e nas principais capitais. São Paulo e Rio de Janeiro já estão com protestos marcados.

Nos últimos dois meses, as servidoras e os servidores das três esferas unificaram a dura batalha contra a PEC 32, com protestos nos estados, municípios e principalmente na capital, recepcionando os parlamentares no aeroporto e com atos no Anexo II da Câmara dos Deputados.

O governo Bolsonaro não tem os votos para aprovação da proposta em plenário, mas pretende distribuir emendas e cargos no Executivo e nas estatais para convencer os parlamentares a votarem a favor da PEC 32.O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP AL), já comunicou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que será preciso negociar a liberação de emendas parlamentares não impositivas para atingir os 308 votos necessários.

Este é mais um absurdo do governo Bolsonaro, de Paulo Guedes, com a conivência de Lira. O custo da negociação de emendas se aproxima de R$ 20 milhões por deputado e a soma total seria o correspondente a R$ 6,16 bilhões de reais. A velha política do toma lá da cá nunca foi tão evidente.

A mobilização das entidades do serviço público, centrais sindicais, setores dos movimentos sociais e de parlamentares da Frente Mista para pressionar as deputadas e deputados favoráveis e indecisos tem sido essencial para que a destruição do serviço público não seja pautada em plenário.

Para a Direção Nacional da FASUBRA, a cada semana que passa sem que a PEC 32 vá a plenário é uma vitória. Portanto, é preciso seguir forte e aumentar a pressão junto aos parlamentares para derrotar de vez esse projeto que ameaça não só os trabalhadores, mas os direitos da população.

A FASUBRA Sindical e entidades de base têm participado ativamente das atividades desde o início e orienta que os sindicatos que puderem devem aumentar seu contingente de representantes nas próximas semanas em Brasília. A pressão virtual (e-mails e mensagens no Instagram, Whatsapp, Facebook e Twitter) e nos escritórios políticos nos estados também deve ser intensificada.

O RECADO PARA OS DEPUTADOS É: quem votar na PEC 32 não volta em 2022.

Tag: ,

Categorizados em: , , , , , , ,