20/11: Manifestações contra Bolsonaro e o racismo ocorrem em mais de 100 cidades

No sábado (20/11) manifestações tomaram as ruas do país durante a sétima jornada nacional de atos pelo Fora Bolsonaro. O Dia da Consciência Negra foi o tema dos protestos e a chamada foi #FORABOLSONARORACISTA, pela luta dos direitos da população negra, contra o seu extermínio e em resistência ao avanço do fascismo no país. Assim como nos demais, os atos pautaram o impeachment de Bolsonaro. Segundo a campanha Fora Bolsonaro foram realizadas manifestações em mais de 100 cidades e 10 países.

Os ataques do governo à população em situação de vulnerabilidade social, como o caso dos quilombolas e os povos originários evidência a prática de extermínio do governo Bolsonaro. Além da resistência contra o racismo no Brasil, o dia de lutas também trouxe o contexto político atual, como a volta da fome e da extrema pobreza, a pandemia da Covid -19, a carestia, o desemprego e os constantes ataques, retirada dos direitos da classe trabalhadora, a luta contra a PEC 32 (reforma administrativa) e a PEC 23 – PEC do Calote nos precatórios, entre outros.

Vivemos em um país racista que mata negros e negras diariamente. Conforme dados do Atlas da Violência, ser negro no Brasil significa 2,6 mais chances de ser assassinado. Em 2019, os negros representaram 77% das vítimas de homicídios no Brasil. Entre os anos de 2009 e 2019, mais de 623 mil pessoas foram vítimas de homicídio no Brasil. Destas, 53% do total, eram adolescentes e jovens negros. A desigualdade entre brancos e negros na sociedade brasileira é inquestionável e aumentou com a falta de políticas públicas no governo Bolsonaro. Os negros representam 75,2% do grupo formado pelos 10% mais pobres do país.

A Campanha Fora Bolsonaro tem cumprido um papel bastante positivo nos últimos seis meses, levando milhares de pessoas às ruas insatisfeitas com o governo criminoso e corrupto de Bolsonaro. A impopularidade do governo continua a crescer e as manifestações de rua contribuem nesse sentido, além de pressionar o presidente da Câmara Arthur Lira a pautar o impeachment no Congresso Nacional.

Não sairemos das ruas até derrubar Bolsonaro!

Confira como foi as manifestações nos estados:

ASAV Viçosa

ASSUFBA

ASSUFRGS

ASSUFSM

SINDIFES

SINDS-UFSJ

SINDIFES Pará

SINTESAM

SINTET-UFU

SINT-IFESgo

SINTUFEPE UFPE

SINTUFCE

SINTUFF

SINTUFRJ

SINTUFS

SINTUFSC

Foto de capa: ASSUFRGS

Tag: , , ,

Categorizados em: , , , , , , , , , ,