#19F – Dia Nacional de Luta dos servidores públicos federais

14:45 | 20 de fevereiro de 2018

 

 

Confira as manifestações dos técnico-administrativos em educação pelo país.

 

Em todo o país, movimentos sindicais e sociais manifestaram indignação e recusa à Projeto de Emenda Constitucional 287/16, que propõem a mudanças na Previdência Social. Nos aeroportos, manifestantes pressionaram parlamentares que estavam à caminho de Brasília-DF para votar a intervenção militar do Rio de Janeiro.

No aeroporto internacional Juscelino Kubistchek, na capital federal, servidores públicos federais receberam os deputados com palavras de ordem contra a reforma da Previdência, “se votar, não volta”. Confira a movimentação dos técnico-administrativos em educação.

 

Bahia

Os trabalhadores técnico-administrativos em educação junto com a CTB paralisaram a circulação do transporte público e fecharam o centro comercial de Salvador, em frente ao Shopping Iguatemi. Mais de 200 mil pessoas por dia utilizam o transporte coletivo.

 


 

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (ASSUFBA)

 

 

Sumé -PB

Atividade realizada em Sumé no estado da Paraíba com o apoio do SINTESPB.

 


 

Lúcia Figueiredo – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB)

 

 

João Pessoa -PB

Diretores da Fasubra e do SINTESPB participaram de assembleia da ADUFPB que definiu participação no ato na luta contra a Reforma da Previdência.

 


 

Ato em defesa da aposentadoria, técnicos administrativos das universidades públicas presentes!

 


 

Lúcia Figueiredo – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB)

 

 

Uberlândia – MG

Como primeira atividade do Dia Nacional de Luta das servidoras e servidores públicos federais em Uberlândia convocado pelas centrais sindicais, técnicas e técnicos-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizaram assembleia ato. A atividade aconteceu na Reitoria da universidade, localizada no campus Santa Mônica.

 


 

Guilherme Gonçalves – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU)

 

 

Ouro Preto – MG

Panfletaço na Praça da Estação em Ouro Preto-MG em defesa da previdência pública. Os trabalhadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aderiram à paralisação de 24h. Atos em todo o país marcam a resistência da classe trabalhadora contra mais essa medida de devastação de direitos do governo Temer.

 


 

César Diab – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFOP (Assufop)

 

 

Fortaleza-CE

Ato contra a Reforma da Previdência em Fortaleza levou milhares de trabalhadores para o Centro da capital. Mesmo sob forte chuva que caiu pela manhã, o Sintufce mobilizou centenas de servidores das Universidades Federais no Ceará que, acompanhados de outros sindicatos e de movimentos populares, percorreram diversas ruas e paralisaram o comércio no centro da cidade em protesto contra os ataques do governo Temer.

 


 

Glayco Salles – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE)

 

 

Vitória – ES

Sintufes na luta!

Trabalhadoras/es técnico-administrativos em educação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), convocados pelo Sintufes, fortaleceram o ato do Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, em Vitória. Os manifestantes saíram da Praça Oito, no Centro da capital capixaba e marcharam até a sede do INSS, na Avenida Beira-Mar.

 


 

Luciano Coelho – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal do Espírito Santo (SINTUFES)

 

 

Aracajú-SE

O Sintufs marcou presença no Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência no ato público pela manhã, na entrada do campus São Cristóvão, a maior da Universidade Federal de Sergipe. Ao lado de professores, estudantes e demais categorias, realizaram panfletagem e dialogaram com a população sobre a importância de unificar a luta e fortalecer os protestos nas ruas, para pressionar os parlamentares a votarem contra a medida e arquivar de vez os planos do ilegítimo governo Temer, que quer acabar com a aposentadoria no Brasil.

 


 

Com o recuo do governo, que optou por não manter a votação da reforma para essa semana, e em meio a uma ameaça à democracia por meio da intervenção federal no Rio de Janeiro, o entendimento é de que os trabalhadores precisam intensificar a mobilização para impedir que Temer alcance os 308 votos necessários para aprovar a matéria. Novas atividades deverão ser realizadas nas próximas semanas.

Thiago Leão – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Sergipe (SINTUFS)

 

 

São Paulo

Concentração para o Ato na Avenida Paulista começando neste momento.

 


 

Bahije – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza (SINTEPS)

 

 

Pelotas – RS

O Sindicato-ASUFPel, participou dos atos de protesto na cidade de Pelotas/RS, contra a retirada de direitos. Unido a Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos e integrantes da sociedade civil, os sócios do Sindicato-ASUFPel protestaram contra as atrocidades cometidas pelo governo federal com os direitos sociais.

 


 

Aldrovando Jorge – jornalista

Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (ASUFPel)

 

 

Juiz de Fora – MG

Trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora paralisaram no Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência e participaram de um ato organizado pelo Fórum Sindical e Popular.

 


 

A manifestação teve início às 17h na Praça da Estação, Centro. Representantes de entidades sindicais, além de movimentos sociais e estudantis, dialogaram com a população. Com carro de som, e entoando palavras de ordem, alternando com o samba enredo da Escola Paraíso do Tuiuti, vice-campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2018, os manifestantes subiram a Rua Halfeld fazendo críticas ao governo Temer, e intervenções no trânsito, até a Câmara Municipal, no parque Halfeld.

 

Camila Pravato – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora – MG (SINTUFEJUF)

 

 

Pernambuco

Como parte do Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência, os TAEs da UFRPE começaram a mobilização na sede do SINTUFEPE às 10h. No período da tarde, os técnicos seguiram com a van do sindicato para o ato unificado com as centrais, no centro do Recife.

 


 

Luciana Barbosa – jornalista

Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco. Seção Universidade Federal Rural de Pernambuco (SINTUFEPE – Seção Rural )

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

 

 

Categorizados em: