18/10: Educação volta às ruas no “Ato Nacional contra o Confisco de verbas”

Na próxima terça-feira, dia 18 de outubro, estudantes, técnica-administrativas, técnico-administrativos em educação e docentes voltam às ruas em todo o país contra o governo Bolsonaro no “Ato Nacional contra o Confisco de verbas da Educação”. Durante o dia serão realizadas atividades como reuniões, assembleias comunitárias e atos de rua para demonstrar a unidade da educação contra mais um corte no orçamento das Instituições Públicas de Ensino (IPE).

O ato nacional foi convocado pelas entidades da educação e dos movimentos estudantis – FASUBRA Sindical, Andes-SN, Sinasefe, ANPG, Fenet, Ubes e Une – e vai denunciar todos os ataques do atual governo à educação, em especial os sucessivos cortes no orçamento das universidades e institutos federais.

No último dia 30 de setembro, o governo promoveu mais um corte de verbas na educação, o que pode inviabilizar o funcionamento das IPE. O Decreto 11.216/22 altera o Decreto nº 10.961, de 11/02/2022, que se refere à execução do orçamento do MEC deste ano e cortou mais R$ 328,5 milhões. Com o novo corte, a redução no orçamento das universidades federais chega a R$ 763 milhões ao longo do ano.

As entidades construíram um calendário unificado para retomar as ruas e, caso o governo não resolva devolver o dinheiro às IPE, as entidades seguirão mobilizadas. A DN FASUBRA orienta as entidades de base a participar de todas as atividades em conjunto com as entidades da educação em seus estados.

Como parte da programação, a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) promove ato virtual neste sábado (15/10), a partir das 11h, com as hashtags: #Universidadeeudefendo, #educaçãoeudefendo, #cienciaeudefendo – sobre a importância das universidades e da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade para o país.

Participe!

Tag: , , , ,

Categorizados em: , , , , ,