17 de maio – Dia Internacional de Combate à Homofobia

12:57 | 17 de maio de 2016

 

Para Borrilo, a homofobia posiciona o indivíduo à distância, “fora do universo comum dos humanos”.  

A campanha Nacional Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) da FASUBRA Sindical continua pela “Unidade na Diversidade”. Neste dia 17 de maio, a Federação destaca a importância na luta contra todo e qualquer tipo de preconceito e aversão àqueles que escolheram assumir sua sexualidade.

Principalmente no ambiente de trabalho, a luta permanece pelo respeito à dignidade da pessoa humana. Assim como em qualquer outro ambiente, no serviço público também existem pessoas com diferentes orientações sexuais, que merecem  todo o respeito, sendo um fator primordial para uma boa convivência na diversidade do espaço do trabalho..

A FASUBRA reforça que ações de assédio, humilhação e agressões não justificam comportamentos que ferem os direitos de cada indivíduo. O diálogo deve apontar o caminho para que haja inclusão, tolerância e entendimento.

Os espaços sociais e sindicais devem pautar o respeito aos companheiros de orientação homossexual, buscando a efetividade dos mesmos direitos conquistados por cada cidadão em luta por direitos humanos básicos elementares e essenciais.

Opressão

O intelectual argentino Daniel Borrilo, autor do livro “Homofobia – História e crítica de um preconceito” (2010) considera a homofobia uma manifestação arbitrária que consiste em colocar o outro em um papel como contrário, inferior ou anormal. Para Borrilo, a homofobia posiciona o indivíduo à distância, “fora do universo comum dos humanos”.  

Na realidade cotidiana, pessoas de orientação homossexual sofrem diante da opressão daqueles que os consideram “diferentes”. Uma contradição às leis do Brasil e à Declaração Universal dos Direitos Humanos fundamentada na liberdade, justiça e paz no mundo. Esta carta universal considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos da pessoa humana resultam em atos bárbaros.

Violação

De acordo com o Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil de 2012, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foram registradas 9.982 violações relacionadas à população LGBTT, envolvendo 4.851 vítimas.

A homofobia não deve ser maior que a pessoa humana!

FASUBRA Sindical – Unidade na diversidade

 

 

Categorizados em: