16º Seminário LGBTI+: “Memória, Verdade e Justiça: 50 anos de luta LGBTI+”

16:12 | 27 de junho de 2019

Coordenadoras da FASUBRA Sindical estiveram presentes no 16º Seminário LGBTI+ do Congresso Nacional, que aconteceu nos dias 24 e 25/06. A temática deste ano foi “Memória, Verdade e Justiça: 50 anos de luta LGBTI+” e contou com a participação de diversos parlamentares e ativistas de todo o Brasil durante os dois dias, mostrando toda a diversidade dentro da Câmara dos Deputados.

Em comemoração aos 50 anos de luta e ao dia 28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTI era para as luzes do Congresso Nacional se acenderem nas cores do arco-íris, mas o presidente Rodrigo Maia, de última hora, proibiu. No dia 24 também foi realizada sessão solene pelos 50 anos do Levante de Stonewall. Confira matéria aqui.

Ainda assim, o que rolou no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados em Brasília desde a segunda-feira (24) foi muito marcante. Durante 8 anos, este seminário foi coordenado pelo deputado federal Jean Wyllys e, por esse motivo, ele recebeu menção honrosa este ano. Por estar em exílio em outro país, Jean mandou um áudio especialmente ao evento lembrando a Rebelião de Stonewall em 1969, em Nova York, um marco para o movimento LGBTI+ contra a violência e repressões.

A programação do evento levantou questões como (re)existência em tempos de Autoritarismo e por Direito à Liberdade e ao Futuro. A homofobia e a transfobia matam diariamente, portanto, eventos como este são tão necessários, na opinião da FASUBRA. Outro fator gravíssimo no momento é o fato de termos um presidente abertamente homofóbico, o que faz com que os crimes aumentem. No último final de semana, 3 milhões foram às ruas na capital paulista durante a Parada do Orgulho LGBTI.

Categorizados em: