
Começa a Plenária Nacional da FASUBRA
Teve início na manhã desta sexta-feira (29), na Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB), a Plenária Nacional da FASUBRA Sindical. A mesa de abertura foi dirigida pelas coordenadoras gerais Cristina del Papa, Ivanilda Reis e Loiva Chansis, que apresentaram informes da Direção Nacional e destacaram os principais desafios da categoria.
Em sua fala, a coordenadora geral Cristina del Papa ressaltou a importância da audiência pública realizada na última quinta-feira (28), na Câmara dos Deputados, por requerimento da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). O debate tratou do não cumprimento do acordo de greve firmado entre o Governo Federal e os servidores TAE da educação federal. “Na mesa estavam representantes da FASUBRA, SINASEFE, MEC e ANDIFES, e o representante do MGI não compareceu”, destacou Cristina.
A luta contra a reforma administrativa também foi um dos pontos centrais. A coordenadora Ivanilda Reis reforçou a necessidade de mobilização permanente: “A luta contra a reforma administrativa não é só dos servidores federais, é também dos servidores estaduais e municipais.
Por isso, todas as terças-feiras estamos recepcionando os parlamentares no aeroporto de Brasília, fazendo pressão para que os deputados se posicionem, contra a reforma”, afirmou. A FASUBRA avalia que a mesma intensidade de mobilização que derrotou a PEC 32 deve se repetir na atual conjuntura.
Já a coordenadora geral Loiva Chansis destacou a importância da unidade entre as entidades da educação e do serviço público. “É muito importante a unidade das entidades representativas da educação (FASUBRA, ANDES e SINASEFE) e das lutas em prol dos nossos objetivos”, enfatizou.
Após os informes da Direção Nacional, as demais coordenações também apresentaram seus informes.
A programação da Plenária segue ao longo do dia com debate de conjuntura política, prestação de contas, organização das lutas e calendário de lutas para a categoria no próximo período.
Categorizados em: Reforma Administrativa