FASUBRA Sindical participa do 2º Fórum Social das Resistências 2020
Coordenadores da FASUBRA Sindical, juntamente com representantes de movimentos sociais, participaram da segunda edição do Fórum Social das Resistências 2020, realizado no período de 21 a 25 de janeiro de 2020, em Porto Alegre e região metropolitana. Com o tema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta”, o encontro discutiu estratégias e alternativas diante da ascensão da extrema direita no Brasil e no mundo, da agenda neoliberal, do crescimento do neofascismo, dos ataques à democracia e da retirada de direitos.
O evento foi aberto com uma marcha no Largo Glênio Peres e, durante cinco dias, contou com diversas mesas de debates com convidados nacionais e internacionais, plenárias, assembleias de convergências, assembleia dos povos e a reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial (FSM), ocorrida no encerramento. Apesar de seus limites, os fóruns sociais continuam sendo espaços abertos, plurais, democrático e de intensos debates capazes de se opor as formas de dominação e o FSResistências 2020 não foi diferente.
Junto com o fórum houve a reunião do Conselho Nacional de Saúde, aberta a todos os participantes, com painéis e discussões sobre a área da Saúde. Foi debatido o desmonte do SUS e as estratégias para manter a saúde pública e gratuita. “O usuário do SUS tem que se dar conta que o atendimento não é uma concessão de políticos e religiosos, mas um direito de todos”, afirmou o conselheiro Nacional de Saúde Edson Santos.
A oficina sobre “Democracia e Direito dos Povos e do Planeta” tratou da reflexão sobre os direitos dos Indígenas, Negros, Mulheres, LGBTI+, e a preservação do planeta. Foi feito um contraponto sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e da biodiversidade com a ampliação do neoliberalismo e a exclusão das minorias, aumentando a pobreza.
O painel “O Futuro das Democracias e a Participação Popular no Brasil e na América Latina”, contou com palestrantes do Brasil, do Chile e da Argentina. O destaque foi a dificuldade dos povos da América Latina no atual momento por conta da interferência dos EUA.
Com relação à Educação, a discussão se deu em torno dos ataques do Governo Bolsonaro e as formas de resistência. Para muitos debatedores houve confiança demais na institucionalidade e agora é preciso chamar a população para fazer a luta nas ruas e nas praças, antes que a perda seja irreversível.
Diante dos enormes desafios do atual momento, o FSResistências 2020 soma-se a outras iniciativas que estão sendo articuladas, como o Fórum Social Panamazônico, que será realizado de 22 a 25 de março de 2020 em Mocoa/Colômbia, o Fórum Social das Economias Transformadoras, que será realizado de 25 a 28 de junho de 2020 em Barcelona/Espanha, além do Fórum Social Mundial (FSM), que será realizado no final de 2020 ou início de 2021 na cidade do México.
Tag: democracia, direitos dos povos e do planeta, Fórum Social das ResistênciasCategorizados em: Política