Ato público pela valorização do serviço público será realizado no dia 12/2
Em reunião nesta terça-feira (4/2), no Plenário 12, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e mais de 20 entidades discutiram as estratégias de atuação e os detalhes do Ato Público, que será realizado no próximo dia 12/02, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a partir das 9h.
O ato será realizado em conjunto com as Centrais Sindicais e a Frente Parlamentar para debater a importância e a defesa dos serviços públicos e pressionar os deputados federais a votarem contra a proposta de desmonte do Estado (Reforma Administrativa). Durante o ato também será lançada a Campanha Salarial de 2020. A pauta da campanha será aprovada pelo conjunto dos servidores na reunião ampliada do FONASEFE, no dia 11/02, data em que também será solicitada uma audiência com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para apresentação das reivindicações. O objetivo é ampliar os movimentos para fazer a resistência aos ataques do governo Bolsonaro.
No encontro da Frente Parlamentar desta terça-feira foi apresentado o estudo “As Relações entre o Governo Federal e o Congresso Nacional em 2019”, produzido pela Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (Andeps), que mostra entre outros assuntos como os parlamentares votaram as pautas do Executivo e as matérias em que o governo perdeu. Segundo o levantamento, as principais derrotas do governo em 2019 foram:
– a convocação do ministro da Educação para prestar esclarecimentos sobre os cortes orçamentários na educação brasileira;
– a reorganização do Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e de Escoamento da Produção (Brasduto);
– Alteração do prazo limite para registro de candidatos à Justiça Eleitoral;
– Instituição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida).
O deputado federal Bohn Gass (PT/RS) compareceu a reunião e criticou o avanço das pautas do ministro da Economia. “Este Congresso se orgulha de ter defendido a pauta Paulo Guedes, esta é a preocupação. Reforma Trabalhista, pauta Paulo Guedes; reforma da Previdência, pauta Paulo Guedes; privatização, pauta Paulo Guedes; venda dos Correios e reforma Administrativa; pauta Paulo Guedes. O Centrão foi fiel a Paulo Guedes”, destacou.
Conforme o deputado, só com organização e pressão para barrar o avanço das pautas prejudiciais aos servidores públicos e aos trabalhadores (as).
Diversos coordenadores da FASUBRA estavam presentes na reunião, sendo que o coordenador Jurídico e de Relações do Trabalho, João Paulo Ribeiro, foi o representante da Federação na composição da mesa.
Tag: ataque ao serviço público, ato, fonasefe, frente parlamentar, serviço públicoCategorizados em: Política, Serviço Público