Fonasefe discute ações contra PEC 06/19 e demais ataques aos servidores

17:19 | 30 de agosto de 2019

A FASUBRA Sindical participou de reunião do Fonasefe – Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, na quarta-feira (28), para definição de estratégias de mobilização contra a reforma da Previdência no Senado Federal e contra os ataques do governo Bolsonaro aos serviços e servidores públicos. Participaram do encontro, que foi realizado no Andes, representantes da Condsef, Fenajufe, Fenasps, Sinasefe e Sinal.

A reunião definiu pela continuidade da campanha conjunta das entidades, que esclarece os efeitos nefastos da reforma da Previdência para os trabalhadores, e a denúncia dos parlamentares que votaram contra o povo.

Durante o encontro foi discutido também a realização de um seminário em defesa dos serviços e dos servidores públicos e contra os ataques do atual governo ao setor. As sugestões de temas e detalhes da organização do seminário serão definidas na próxima reunião do Fórum marcada para o dia 4 de setembro, às 16h, no Andes.

As atividades que serão realizadas na próxima semana também foram tratadas na reunião. No dia 3, próxima terça-feira, as entidades realizam protesto no Senado contra a reforma da Previdência, no Auditório Petrônio Portela, de 9h às 13h. No mesmo dia, às 15h, haverá o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e todos os servidores estão convidados a participar. No dia 7 de setembro, estão previstas manifestações em todo o país em defesa da Educação, da Amazônia e contra a reforma da Previdência, juntamente com o Grito dos Excluídos e Excluídas. Outro calendário tirado no encontro foi o dia 20 de setembro, data da Greve Mundial pelo Clima, que terá mobilizações globais pelo meio ambiente.

Durante a reunião, a Condsef fez um informe sobre a reunião que participou no Ministério da Economia nesta semana para tratar de demandas dos servidores públicos. Entre os assuntos, o Ministério da Economia reafirmou que não tem negociação de reajuste salarial ou qualquer incremento que acarreta impacto no orçamento para os servidores no geral. A Confederação abordou também questões como: plano de saúde, concurso público, insalubridade, contagem do tempo especial, aposentados e a modificação da Lei da Gacen. Na ocasião, foi solicitada uma reunião com todas as entidades sindicais do Fonasefe, ainda sem data definida.

Representando a FASUBRA Sindical estavam presentes os coordenadores João Paulo Ribeiro, Adriana Stella, Moacir Cortes e Luan Diego.

Foto: Assessoria Andes. 

Categorizados em: