Sintufce apresenta informes jurídicos sobre processos dos 47%, PSS e Vale alimentação

17:48 | 17 de janeiro de 2020

Escrito por Assessoria de ComunicaçãoPublicado: 04 Novembro 2019

Alinhada com a luta pela manutenção dos direitos garantidos pela nossa Constituição ao trabalhador e à sociedade civil brasileira como um tudo, a diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce) manifesta seu apoio à nota de repúdio do Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (Consuni) às declarações recentes do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), que demonstrou, publicamente, defender a reedição do Ato Constitucional nº 5 (AI-5).

Além disso. ratificamos e defendemos, ainda, a decisão do Consuni em rejeitar a implantação do projeto Future-se em nome de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Nós que fazemos o Sintufce, gestão Lute, não toleraremos nenhuma ameaça de ataque à autonomia das instituições federais de ensino superior, tampouco à preservação dos direitos civis do povo brasileiro.

Diretoria Colegiada do Sintufce

Leia a seguir a nota do Consuni

Nota de repúdio às declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro sobre a recriação de um novo AI-5 no Brasil

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará repudia, veementemente, as declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro sobre a reedição do AI-5. O AI-5 perseguiu pesquisadores, professores universitários, estudantes e a sociedade civil, aprofundando as repressões do período da ditadura.

Após um período de muita luta contra o regime, derrotamos a ditadura e reconstruímos o estado democrático de direito, consolidado com a Constituição Cidadã de 1988. O papel dos representantes do povo no poder legislativo é, acima de tudo, defender a Constituição e a democracia. É inadmissível que o referido deputado, que jurou defender a Constituição, se manifeste em favor da retomada de um período sombrio da nossa história, em que a liberdade de cátedra sofria um verdadeiro acossamento.

Portanto, reiteramos nosso repúdio e esperamos que as devidas punições sejam aplicadas, bem como repudiamos todos os tipos de ditadura no mundo e perseguições contra pessoas LGBTs, negras e mulheres, uma vez que defendemos os direitos humanos e a plena democracia.

Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará

Categorizados em: