Trabalhadores da UERJ protestam contra falta de pagamento de salários dos aposentados

17:55 | 18 de abril de 2016

 

Os trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) deflagraram greve geral no dia 06 de abril, por tempo indeterminado.

No início deste mês, abril, o governo do estado do Rio de Janeiro atrasou o pagamento de salário dos servidores públicos da ativa. Os aposentados e pensionistas ainda não receberam o pagamento. De acordo com o governo, 137 mil aposentados e pensionistas que ganham mais de R$ 2 mil ficarão sem salário neste mês, o pagamento está previsto para maio.

A aposentada Inácia Ferreira, em um vídeo publicado no site do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj) desabafou que contribuiu 39 anos com a previdência “e continuo contribuindo porque 11% do salário da gente é para a previdência”, afirmou a aposentada diante da situação.

O sindicato procurou a Defensoria Pública que, entrou com uma ação civil pública contra o governo exigindo pagamento imediato das aposentadorias e pensões.

O coordenador dos aposentados, professor Wilson Macedo disse que, “pra quem está fazendo isso, parece normal, acham que talvez nós vamos aceitar isso assim, passivamente? Não podemos aceitar”. Para Macedo, as obrigações e o sustento das famílias vencem diariamente, “como é que você vai ficar 60 dias sem cumprir essas obrigações”?

Manifestações dos trabalhadores

 


 

Na última quinta-feira, 14, servidores ativos e aposentados foram às ruas em manifestação contra o anúncio do governo em não pagar o salário de aposentados e pensionistas. Foi realizado um ato público em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e em seguida os trabalhadores marcharam em direção à Secretaria de Estado da Fazenda em denúncia à população sobre o desamparo do estado aos trabalhadores vulneráveis.

Cerca de 70 trabalhadores ocuparam o prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, de acordo com o Sintuperj, por volta das 2h30min da madrugada do dia 15, soldados do Batalhão de Choque da Polícia Militar ordenaram a retirada imediata dos trabalhadores. Do lado de fora cerca de 200 trabalhadores protestavam.

Início da greve

Os trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) deflagraram greve geral no dia 06 de abril, por tempo indeterminado. De acordo com o Sintuperj a situação é insustentável em relação à postura do governo estadual com o retorno fatiado do Projeto de Lei Complementar nº 18 de 2016 , que propõe o congelamento dos salários dos servidores e aumento do desconto da previdência de 11 para 14%.

Também reivindicam o retorno do calendário para pagamento no primeiro dia útil para aposentados e segundo dia útil para ativos.

Com informações: Sintuperj

Imagens: Sintuperj

Assessoria de Comunicação

Categorizados em: