Senado aprova PEC do Calote nos Precatórios com alterações – mobilizações continuam

O Senado Federal aprovou a PEC 23, conhecida como PEC do Calote nos Precatórios, em dois turnos na tarde desta quinta-feira (2/12). A proposta sofreu alterações e segue para nova análise dos deputados e deputadas. A luta agora continua, portanto, na Câmara dos Deputados, tanto contra a PEC 23 quanto a PEC 32 (Reforma Administrativa).

Uma das modificações limita o pagamento de precatórios até 2026 e não mais até 2036, como firmado antes. Outra alteração do texto garantiu que até 2026 o espaço fiscal aberto será vinculado a gastos sociais, como programa de transferência de renda, saúde, Previdência Social e assistência social.

A batalha dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público para derrubar as propostas chegou na 12ª semana e prossegue com bastante pressão, por meio da realização de atos presenciais em Brasília e também virtuais. Na terça-feira (30/11), enquanto a PEC 23 era votada na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ), a classe trabalhadora protestava contra mais este ataque do governo, no Anexo II do Senado Federal. A FASUBRA Sindical e entidades de base de vários estados participaram em conjunto com outras entidades do Fonasefe e representantes das centrais sindicais.

“É um prazer estar aqui novamente representando os técnico-administrativos do Brasil, a classe dos trabalhadores das universidades, dos Hospitais Universitários (HUs) que tanto têm sofrido com a precarização desse governo Bolsonaro. Nessa semana, Bolsonaro falou para um apoiador, que pediu que fechasse as fronteiras por conta da nova variante, que devemos conviver com o vírus. Ou seja, genocida, genocida, genocida! Precisamos denunciar cada dia mais esse governo que tem tentado precarizar e diminuir os serviços públicos. Precisamos de um Estado forte para respeitar nossas famílias e dignidade de trabalho”, afirmou Naara Aragão, da Coordenação da Mulher Trabalhadora da FASUBRA. Veja aqui o ato na íntegra: https://bit.ly/3ppuuwW

Ato Rodoviária

Nesta quarta-feira (1º/12), além da vigília no Anexo II da Câmara dos Deputados, trabalhadoras e trabalhadores do serviço público promoveram panfletagem contra as PECs 32 e 23, para alertar e esclarecer a população, além de ato contra a volta da extrema pobreza na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. Hoje pela manhã, novo protesto foi realizado na Câmara dos Deputados. Confira a vigília no Anexo II realizada ontem: https://bit.ly/3Gd0eMT

Veja os senadores e senadora que votaram SIM no primeiro turno.

https://bit.ly/3pfVGy8

Veja os senadores e senadora que votaram SIM no segundo turno.

https://bit.ly/3dbT9Qf

Com informações da Agência Senado.

Foto em destaque: Agência Senado.

Tag: , , , ,

Categorizados em: , , , , , , , , ,