Seminário do Fonasefe discute Dia de Lutas e Greve Geral, além de ações contra reforma administrativa
Durante três dias na última semana, de quarta (12/08) a sexta-feira (14/08), entidades integrantes do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), entre elas a FASUBRA Sindical, se reuniram virtualmente no “Seminário em defesa dos Serviços Públicos e do Estado democrático brasileiro”.
Na sexta-feira (14/08) foi divulgado o relatório final dos debates com os encaminhamentos. No eixo central está a Campanha Unificada dos servidores públicos federais de 2020/2021, ações contra a reforma administrativa e contra a política ultraliberal e o projeto de destruição dos serviços públicos.
Foi deliberado a realização do Dia Nacional de Lutas, na segunda quinzena de setembro, com greves e paralisações nas três esferas do funcionalismo (municipal, estadual e federal) e empresas estatais, em diálogo com o movimento estudantil e movimentos sociais. Articulações com as centrais sindicais, sindicatos, juventude e movimentos sociais serão realizadas para avançar na construção de uma Greve Geral em defesa da vida e por condições sanitárias de enfrentamento à pandemia.
Para o Dia Nacional de Lutas serão realizadas plenárias estaduais dos servidores públicos das três esferas e com trabalhadores(as) das empresas estatais, na primeira quinzena de setembro, com o objetivo de construir a campanha unificada em defesa do funcionalismo público e dos serviços públicos. Um dos eixos a ser trabalhado deve ser “Sem Servidores Públicos não há Políticas Públicas de qualidade”.
Uma greve sanitária também deve ser construída como forma das entidades se posicionaram em defesa da vida, contra a barbárie, por políticas sociais que atendam às necessidades dos trabalhadores e do povo pobre. Não às privatizações! Não vamos entregar o país! Chega de mortes!
Categorizados em: Geral