Sem anistia: FASUBRA e entidades de base reforçam protestos em defesa da democracia

, , , 17:23 | 11 de janeiro de 2023

A FASUBRA Sindical e suas entidades de base participaram na segunda-feira (9/1) de atos em defesa da democracia brasileira, em resposta aos ataques terroristas e criminosos ocorridos no último domingo (8/1), que destruíram completamente os prédios dos três Poderes: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). Os atos foram realizados em mais de 100 cidades no Brasil e no exterior e clamaram pela severa punição de todos os envolvidos. “Sem anistia”, foi o grito de ordem. Os manifestantes também pediram a prisão do ex-presidente Bolsonaro, grande mentor e incentivador dos ataques, que fugiu do país para não ser responsabilizado. Para a Direção Nacional (DN) da FASUBRA, Bolsonaro foi derrotado nas urnas e agora é preciso derrotá-lo nas ruas.

Em Brasília, os participantes do protesto exigiram ainda o impeachment do governador Ibaneis Rocha (MDB), afastado por 90 dias do cargo pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Na avaliação do ministro, houve falha na segurança do Distrito Federal (DF). “A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, destacou em sua decisão. Nesta quarta-feira (11/1), os demais ministros do STF seguiram o voto de Alexandre de Moraes para manter Ibaneis afastado.

A Câmara dos Deputados aprovou na segunda (9/1) e o Senado Federal nesta terça (10/1) o decreto editado pelo presidente Lula que autoriza a intervenção federal na segurança pública do DF até o dia 31 de janeiro. O interventor nomeado pelo governo é o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli. Em entrevista à CNN, Cappelli afirmou que o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres “sabotou” a segurança da capital nos atos golpistas do último domingo. Torres, que foi ministro da Justiça do governo Bolsonaro, foi exonerado do cargo no mesmo dia da barbárie e sua prisão foi decretada ontem. Outro que teve a prisão decretada foi o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto.

Os desdobramentos das invasões terroristas continuam com consequências para os criminosos, que seguem sendo presos, incluindo apoiadores e financiadores dos ataques à capital. Diversas autoridades seguem condenando os atos terroristas e reforçam que não ficarão impunes. Em uma demonstração de resistência, o presidente Lula se reuniu nesta segunda com os governadores e presidentes dos três Poderes para reafirmar a força da democracia brasileira. Uma nota conjunta foi divulgada, confira a íntegra:

Nota em defesa da Democracia

“Os Poderes da República, defensores da democracia e da Carta Constitucional de 1988, rejeitam os atos terroristas, de vandalismo, criminosos e golpistas que aconteceram na tarde de ontem em Brasília.
Estamos unidos para que as providências institucionais sejam tomadas, nos termos das leis brasileiras.
Conclamamos a sociedade a manter a serenidade, em defesa da paz e da democracia em nossa pátria.
O país precisa de normalidade, respeito e trabalho para o progresso e justiça social da nação”.

A DN FASUBRA orienta as entidades de base a acompanharem o calendário dos próximos dias decidido em reunião ampliada com a participação de movimentos sindicais e populares e centrais sindicais nesta segunda-feira (9/1). Conforme definição dos partidos, organizações sindicais e populares do Distrito Federal, nova manifestação em defesa da democracia acontecerá no próximo domingo (15), em Brasília, no Eixão Sul, na altura da Superquadra 108, às 9h.

Veja em fotos como foram os protestos pelo país:

Assufba

ASUFPel

Sindifes

Sintespb

Sintufepe UFPE

Sintufes

Sintuff

Sintufrj

SINTUFSCar

STU

Foto em destaque: Sindifes.

Tag: , ,

Categorizados em: , , ,