Plenária Nacional da FASUBRA continua neste domingo

15:48 | 15 de setembro de 2019

A Plenária Nacional da FASUBRA continua neste domingo (15), no auditório da CNTI – Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria, em Brasília/DF. Delegados(as) e observadores(as) de 36 entidades de base participam do encontro, somando 145 pessoas, sendo 99 homens e 46 mulheres.

Ainda no sábado (14) pela manhã, além dos informes de base, a assessoria jurídica da FASUBRA Sindical falou sobre as principais ações que estão em andamento, em razão dos constantes ataques do atual governo à educação, às entidades sindicais e aos trabalhadores(as) brasileiros.

Cláudio Santos, advogado da Federação, falou sobre os ataques à autonomia universitária, a reforma administrativa e o Decreto 9991/2019, que trata da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento, entre outros aspectos.

Em relação à reforma administrativa do governo, Cláudio afirmou que está em curso um projeto de “modernização” que na verdade significa retirar direitos, demitir servidores e enxugar o estado. Outro assunto destacado pelo advogado foi o grupo de estudo criado pelo governo que poderá atingir o direito coletivo do trabalho e a organização sindical brasileira.

No período da tarde, as coordenações falaram sobre as últimas ações e a Diretoria Nacional fez os informes, com destaque para o calendário aprovado para os próximos dias.

CONTUA

O secretário-executivo da CONTUA – Confederación de Trabajadores y Trabajadoras de Las Universidades de Las Américas, Marcelo Di Stephano, presente na plenária, apresentou a conjuntura internacional, em especial da América Latina, e falou sobre a importância da solidariedade das entidades parceiras neste momento de sucessivos ataques à educação. Di Stephano fez uma apresentação sobre a situação de países vizinhos, que também enfrentam dificuldades atualmente e dos principais retrocessos do governo Bolsonaro. Diego Vilchez, da FATUN – Federación Argentina Del Trabajador de Las Universidades Nacionales – também estava presente e acompanhou a plenária.

Após a conjuntura internacional, iniciou-se a conjuntura nacional pela Direção Nacional e, em seguida, foi aberto para a fala dos delegados(as) presentes darem continuidade na avaliação de conjuntura, juntamente com informes da situação das universidades do país e a mobilização dos profissionais da educação e estudantes. Nesta manhã, a plenária iniciou com a retomada das falas dos participantes e a tarde foram feitos os encaminhamentos que serão divulgados em breve.

Categorizados em: