PEC 6/19: Trabalhadores(as) pressionam deputados na volta do recesso parlamentar e protestam na Câmara

15:08 | 7 de agosto de 2019

A FASUBRA Sindical e representantes de entidades de trabalhadores e trabalhadoras do serviço público federal começaram a semana pressionando os parlamentares na volta do recesso para que votem contra a proposta de reforma da Previdência no 2º turno.

Na tarde desta terça-feira (6/8) não havia quórum para votação do texto, entretanto, o governo decidiu liberar mais de R$ 3 bilhões em crédito extra para emendas parlamentares, conforme reportagem do UOL, e a PEC acabou sendo aprovada na madrugada por 370 votos a favor e 124 contra. A mensagem presidencial de crédito extra foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Os deputados(as) retomaram a votação nesta quarta-feira (7/8) para discutir oito destaques apresentados pela oposição e pelo partido Novo.

Acompanhe a votação.

Ato no Anexo II

Na tarde de ontem foi realizado um ato no Anexo II da Câmara dos Deputados. Na ocasião, os trabalhadores(as), entre eles coordenadores da FASUBRA, denunciaram os parlamentares que votaram a favor da reforma no 1º turno, com fotos estampadas em banners, além de faixas contra o desmonte da Previdência Social e o fim da aposentadoria.

“Esse governo só tem um objetivo: atacar todos os direitos conquistados a duras penas há anos. Ele ataca as universidades com o projeto Future-se, visando destruir qualquer capacidade de criação e de pesquisa que desenvolve esse país. Esse ataque vamos dar a resposta como aqui agora no dia 13 de agosto, com uma grande greve no serviço público e principalmente na Educação, como resposta que não vamos entregar o patrimônio das universidades e institutos públicos. Mas a mais perversa, o ataque mais monstruoso é essa reforma, retirando a possibilidade de aposentadoria. Você não vai mais conseguir se aposentar. Se essa reforma é boa por que os militares, os políticos e os juízes estão de fora? Essa reforma é boa para eles, não é boa para a população. A luta tem que continuar e vamos impedir que essa reforma passe”, destacou o coordenador-geral da FASUBRA Sindical Marcelino Rodrigues da Silva, durante o ato.

Ações no Aeroporto

Nesta segunda-feira (5/8) à tarde e na terça (6/8) pela manhã as entidades sindicais recepcionaram os parlamentares na chegada à capital no Aeroporto Internacional de Brasília, cobrando posicionamento contrário à medida e chamando atenção sobre a necessidade de barrar a nefasta PEC 6/19. Diversas ações estão programadas durante a semana contra a reforma da Previdência e com o objetivo de mobilizar deputados(as) e esclarecer a população o quanto a proposta irá penalizar o trabalhador(a), em especial os mais carentes.

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social

Nesta terça-feira pela manhã, a FASUBRA Sindical participou de reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social com a participação do senador Paulo Paim (PT-RS), coordenador da frente. No encontro foram discutidas ações conjuntas dos parlamentares e das entidades para tentar barrar a PEC 6/19 em 2º turno essa semana na Câmara, além de estratégias para a votação no Senado Federal. Na reunião também foram definidas datas de audiências públicas.

Categorizados em: