Paralisação #15M movimenta trabalhadores de todo o país

13:58 | 16 de março de 2017

 

 

Atos unificados mobilizaram trabalhadores técnico-administrativos e demais categorias contra a proposta de Reforma da Previdência.

 

O primeiro Dia Nacional de Paralisação do ano, 15 de março, contra a proposta de Reforma da Previdência e todos os ataques aos direitos trabalhistas, mobilizou milhares de trabalhadores dos movimentos sindical e social e estudantes em todo o país.

 

A insatisfação com a proposta do governo ilegítimo de Michel Temer, PEC 287/16, que iguala a idade mínima de homens e mulheres a 65 anos para aposentadoria, reduz em 50% o benefício de pensão, prevê 49 anos de contribuição para aposentadoria integral entre outros pontos polêmicos, levou às ruas trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos.

 

A FASUBRA Sindical convocou os trabalhadores técnico-administrativos em educação a participar dos atos unificados e mais uma vez fez bonito. A Categoria manifestou toda indignação contra a reforma por meio de passeatas, atos, cartazes e palavras de ordens.

 

Em Brasília-DF, a FASUBRA Sindical junto a milhares de trabalhadores realizaram um ato contra a Reforma da Previdência em frente ao Ministério da Fazenda. O prédio do ministério foi ocupado desde as 5h da madrugada por 1,5 mil manifestantes. Parlamentares contrários à aprovação da proposta também participaram reforçando o ato nacional.

 


 

 

Confira a manifestação dos trabalhadores técnico-administrativos em educação pelo país.

 

Campo Grande – MS

 

Mais de 10 mil pessoas pararam o centro de Campo Grande no ato contra a Reforma da Previdência e Trabalhista. Os trabalhadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) cobraram da bancada federal do Estado o voto contrário a este golpe que está sendo encaminhado pelo governo federal ao Congresso Nacional.

 

Informações: Elias Ferreira – jornalista

SISTA – Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul

 

Sergipe

 

 

Cerca de 7 mil pessoas das diversas categorias da classe trabalhadora tomaram as ruas de Aracaju, capital de Sergipe, no ato que contou com a unidade necessária em tempos de ataque aos direitos. #TAEsNaLuta

 

Informações: Thiago Leão – jornalista

SINTUFS – Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Sergipe

 

Pernambuco

 

Técnico-administrativos e docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) se juntaram a várias outras categorias de trabalhadores pernambucanos para lutar contra a PEC da Previdência e a farsa do déficit.

 

Informações: Luciana Barbosa – jornalista

SINTUFEPE – Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco. Seção Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

 


Natal – RN

 

 

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atividade interna dos técnico-administrativos se deu no Centro de Convivência da universidade, em um ato público que contou com panfletagem e apresentação cultural com foco nos males da reforma.

 

Informações: Lívia Cavalcanti – jornalista

SINTEST/RN – Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior

 

Maranhão

 

 

Os dirigentes do Sintema e trabalhadores da base participaram na manhã chuvosa desta quarta-feira, dos Atos de Mobilização na Praça Deodoro, Centro, em São Luís, e seguiu em caminhada pela Rua Grande até o prédio sede do INSS, no Parque Bom Menino, onde foi realizado grande ato político.

 

Informações: Márcio Rodrigo – jornalista

SINTEMA – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Terceiro Grau no Estado do Maranhão

 

Paraíba

 

 

Cinco mil pessoas foram às ruas de João Pessoa – PB protestar contra as reformas no Dia Nacional de Paralisação na Educação.

 

Informações: Lúcia Figueiredo

Sintespb – Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba da Universidade Estadual da Paraíba

 

Belém-PA

 

 

Seis mil manifestantes partiram da Praça da República até a Assembleia Legislativa e entregaram aos deputados um manifesto de repúdio à Reforma da Previdência.

Informações: SINDTIFES/PA – Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Pará

 

Salvador – BA

 

 

ASSUFBA – Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal da Bahia – UFBA/UFRB

 

Quatá-SP

 

 

SINTEPS – Sindicato dos Trabalhadores do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”

 

Catanduva – SP

 

 

SINTEPS – Sindicato dos Trabalhadores do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”

 

Juiz de Fora – MG

 

 

Cerca de 15 mil manifestantes lotaram as ruas de Juiz de Fora contra a Reforma da Previdência. Além dos servidores técnico-administrativos em educação da UFJF e funcionários do sindicato, também paralisaram as atividades os professores da UFJF,  escolas municipais, estaduais e privadas, creches, bancos, correios, metalúrgicos da Mercedez Benz, trabalhadores da Cemig, Embrapa, construção civil e Emater.

 

Informações: Camila Pravato – jornalista

SINTUFEJUF -Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora – MG

 

Uberlândia – MG

 

 

Cerca de 4 mil técnicas e técnicos em conjunto com várias outras categorias promovem ato na praça Ismene Mendes (antiga Tubal Vilela). Durante a concentração realizaram panfletagem de material explicativo sobre a Reforma da Previdência.

 

Informações: Guilherme Gonçalves – jornalistas

SINTET-UFU – Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior de Uberlândia

 

Rio de Janeiro

 

 

A mobilização na Cidade Universitária começou às 7h, com o café da manhã no hall do Hospital Universitário (HU) , os manifestantes se dividiram e percorreram os andares do HU convocando os servidores para o ato às 9h, na entrada principal da unidade. Às 10h, os manifestantes saíram em passeata até o terminal do BRT, onde prosseguiram com o ato contra o fim da Previdência e da Assistência Social pretendida por Temer.

 

Informações: Regina Decos

SINTUFRJ – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

 

Rio de Janeiro (SINTUR-RJ)

 

 

 

Os funcionários Técnico-Administrativos da UFRRJ, aderiram a paralisação de 24 horas e às 16 h, participaram do ato na Candelária. A população repeliu veementemente a amplamente tentativa de retirar direitos previdenciários e restringir brutalmente o acesso à aposentadoria. Esse repúdio à Reforma da Previdência se refletiu nas ruas.

 

Informações: Flávia Adriana – jornalista
Sintur – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

 

 

Espírito Santo

 

 

Classe trabalhadora mostra, mais uma vez, sua posição firme e forte contra as propostas reformistas e os demais projetos nefastos do governo Temer. Após concentração, na pracinha de Goiabeiras, próximo à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), as trabalhadoras e os trabalhadores seguiram em direção ao Aeroporto de Vitória.

Informações: Luciano Coelho – jornalista

Sintufes – Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal do Espírito Santo

 

Santa Maria – RS

 

 

Debate sobre a Previdência: o impacto da Reforma da Previdência Social na vida dos trabalhadores e trabalhadoras, no auditório do prédio 67, Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Informações: Stéphane – jornalista

Assufsm – Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria

 

Pelotas – RS

 

 

Destaque para a marcha unificada entre trabalhadores dos setores público e privado. Centenas de cidadãos do campo e da cidade percorreram as principais vias da cidade, entoando cânticos de fora Temer e de nenhum direito a menos.

Informações: Aldrovando Jorge – jornalista

ASUFPEL – Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas

 

Porto Alegre – RS

 

 

Seminário sobre a reforma da Previdência lotando auditório na Faculdade de Educação da UFRGS, organizado pela ASSUFRGS.

Concentração na esquina democrática em Porto Alegre para o ato unificado.

 

Informações: Vítor Hugo Xavier – jornalista

ASSUFRGS – Associação dos Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS.

 

Curitiba – PR

 

 

Informações: Luis Gustavo

SINDIEDUTEC-PR – Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná

 

Curitiba – PR

 

 

Ato público levou cerca de 50 mil trabalhadores(as) às ruas de Curitiba.

Informações: Sílvia

SINDITEST-PR – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná

Foto de capa: Sintufejuf

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

Categorizados em: