O SENADO FEDERAL ADIA VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

16:59 | 12 de dezembro de 2013

pneadiamentosenado20141

Há três anos tramitando no Congresso Nacional, o Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PLC 103/2012), que seria votado ontem (11), teve a sua votação pelo Plenário do Senado Federal adiada para a próxima terça-feira (17). A decisão ocorreu após mais de duas horas de discussão, onde as metas do plano sofreram fortes críticas por parte dos senadores que colocaram em dúvida a eficácia do Plano.

Pouco antes do adiamento, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou que o texto por ele proposto, e que conta com o apoio do Governo, se consolidaria como “um plano de Estado para a educação”.

Segundo o senador, o resultado do trabalho é uma carta de princípios que mostrará o compromisso do Brasil com o mundo, a erradicação total do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a superação das desigualdades educacionais, a melhoria da qualidade em educação e a formação para o trabalho e cidadania.

O projeto do PNE foi enviado pelo governo federal ao Congresso em dezembro de 2010 e só foi aprovado pela Câmara dos Deputados quase dois anos depois, em outubro de 2012. No Senado, passou por três comissões, durante pouco mais de um ano de tramitação. O PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização.

Após tramitar pelo Senado Federal, o Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação será enviado para a Câmara dos Deputados, sua casa de origem, onde passará por nova apreciação.

________________________________________________________________________________________________________ 

Redação: Carla Jurumenha com informações da Agência Senado.

Foto: Agência Senado

Categorizados em: