Nota de Repúdio: Nomeação Reitoria UFGD

15:45 | 10 de julho de 2019

A FASUBRA vem a público REPUDIAR o ato de nomeação de interventora para a Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, ocorrido no último da 11/06/2019 pelo Governo Federal. A nomeação da interventora fere a autonomia universitária constante no artigo 207 da Constituição Federal de 1988 (As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.) e, principalmente, fere a democracia.

Vale ressaltar que todo processo de Consulta Prévia da UFGD foi realizado de forma aberta, transparente e democrática, contando com a participação de toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos e estudantes), respeitando a legislação externa e interna à Universidade Federal para a composição da lista tríplice no Colégio Eleitoral, portanto, um processo legal e legítimo.

Importante ainda mencionar que a atual nomeada pelo Governo Federal sequer compôs a lista tríplice enviada ao MEC para escolha pelo governo, mas constava como a apoiadora da Chapa 2, que obteve a menor porcentagem na consulta, que por sua vez, ao assumir o cargo, tem promovido nomeações de apoiadores do grupo derrotado. Assim, não houve o mínimo de respeito à decisão da comunidade acadêmica da UFGD, que tanto anseia por participação nos processos de decisão e escolha de seus dirigentes.

Por fim, todas as três chapas que participaram da consulta prévia assinaram de livre vontade termo de compromisso propostos pelas entidades sindicais e acadêmicas da Universidade (SINTEF, ADUFGD e DCE) se comprometendo com o respeito à democracia, ao resultado da consulta no Colégio Eleitoral e por fim, à Lista Tríplice encaminhada ao Ministério da Educação.

Assim, nos posicionamos, mais uma vez, completamente contra qualquer ato ou atentado à democracia e à autonomia universitária, sempre com o objetivo claro de uma educação pública mais justa, plural, democrática, gratuita, laica e de qualidade.

“A democracia não pretende criar santos, mas fazer justiça.” (Paulo Freire)

Categorizados em: