MÍDIA E VIVÊNCIAS DIGITAIS
|
||
|
||
Apresentação: Considerando o ascenso e o poder das mídias sociais em todo o mundo, a FASUBRA Sindical promove curso de curta duração com vistas a preparar as entidades de base para campanhas de denúncias ou de apoio relacionados às demandas que forem surgindo na rotina política e quotidiana da classe trabalhadora. Como parte desse processo, esse curso se propõe a criar núcleo digital, capacitando os membros da FASUBRA e entidades de base para a formação e manutenção de recursos relacionados à esfera pública digital. Numa primeira etapa são criados os ambientes necessários ao reforço e à manutenção da identidade digital, bem como as diretrizes para a repercussão e as métricas geradas pelas ações da organização sindical. Após o curso, haverá capacitação no prazo de trinta dias, à distância, dos agentes para uso e posterior manutenção do núcleo de comunicação digital organizacional. Este núcleo se baseará na captação, apresentação e disseminação dos temas relacionados à metas e interesses da FASUBRA e entidades de base. A capacitação se divide em duas etapas e reforça o uso do audiovisual, texto e áudio como reforço para a expressão pessoal. Serão trabalhadas posturas e discursos para a construção de imagem pessoal e/ou institucional. Ajuda na expressão e na preparação para entrevistas, videoconferências e seminários digitais. Como incorporar ao cotidiano a mídia digital e suas diversas plataformas de convivência pessoal e movimentos sociais? Durante o curso serão abordadas as técnicas, os usos e possíveis aplicações dos novos meios e redes sociais às mobilizações relacionadas às entidades sindicais. Todos os participantes preparam material de mídia próprio. Módulo I – Dia 20/11/11(domingo) 09h00 às 09h30: Mesa de abertura (Coordenação Geral e de Formação e Comunicação Sindical) 09h30 às 11h30: Narrativas Pessoais e Profissionais – O poder de uma história bem contada. Recursos e técnicas de construção de discurso e relação com o público. 11h30 às 13h00: Media Trainning – como se preparar para entrevistas e captar a atenção do público. Prática: Projeção da imagem pessoal, recursos e técnicas. 14h30 às 17h00: Atividades extras – cada participante escolhe se vai preparar um texto, um áudio ou um vídeo. As atividades podem ser individuais ou feitas em grupo. Módulo II – Dia 21/11/11(segunda-feira) 08h00 às 09h00: Mídias Sociais, o que são e as melhores práticas para difundir ou encontrar informação nos múltiplos recantos da internet. Alguns recursos para se apropriar ou ganhar visibilidade nos novos espaços de convivência e movimentação de bens e serviços: a esfera pública digital. Novas nuances entre público e privado: o que muda na construção e na manutenção de imagem pessoal ou institucional. 09h00 às 09h15: Parada para o café 09h15 a 12h30: Os estilos e tempos de cada um dos meios de comunicação: como se comunicar bem no rádio, na TV, em jornais, revistas ou no Facebook, no Twitter e no Linkedin. Estudo de casos. Transparência, criatividade, audiência, visibilidade e mobilização na era da informação aberta. Cultura de colaboração: novas formas de convivência, articulação e construção de conhecimento. As mídias sociais e suas relações com: Transmedia storytelling Comunicação cidadã Jornalismo de dados Responsabilidade social Conhecimento aberto 12h30 às 14h30: Almoço 14h30 às 17h00: Avaliação do curso, espaço para perguntas e/ou revisão das práticas elaboradas. 17h: Encerramento do Curso com entrega de certificados. ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PARTICIPANTES Material de apoio: Câmeras de vídeo para a cobertura e uso dos participantes. Sinal wireless aberto. Esse item é de responsabilidade da FASUBRA, mas os participantes devem se esforçar para portar câmeras também. Premissas: Antes de começar, cada participante precisa criar contas pessoais em serviços grátis que serão usados durante a apresentação: twitter.com, facebook.com, Linkedin, youtube. Quem chegar sem essas contas criadas, ficará prejudicado (a). Também é importante que cada participante tenha acesso ou instalados os aplicativos desses serviços acima em seus smartphones. Cada participante deve portar um computador pessoal e celular que serão usados como material pedagógico. Quanto mais aparelhos for possível levar, melhor a produção final e a qualidade do curso. Certificado: Cada participante receberá certificado ao final do curso. Público alvo: Dirigentes das coordenações de comunicação ou imprensa e profissionais de comunicação das entidades sindicais, além dos dirigentes e assessoria de comunicação da FASUBRA Sindical. Material de apoio: A FASUBRA providenciará câmera de vídeo para a cobertura e uso dos participantes, além de sinal wireless aberto. Expectativa: Ao final do curso, os participantes estarão prontos para iniciar o núcleo digital de redes sociais na base da FASUBRA, com alcance infinito. Esse núcleo receberá acompanhamento de trinta dias por parte do professor. A meta é que a FASUBRA construa o maior e mais importante núcleo digital do movimento sindical brasileiro. INSCRIÇÃO As inscrições para o curso pod Observação: Alimentação e hospedagem correrão por conta de cada entidade representada. SOBRE O PROFESSOR Profº Dr. César Viana é jornalista e doutor em comunicação audiovisual e publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, e professor da Facomb/UFG. Autor de “Redes Sociales y modelos de agencias ciudadanas de comunicación” e “La Comunicación para la educación en los entornos virtuales: la experiencia de ‘Pequenas empresas, grandes negocios’”. É consultor e professor da pós-graduação em telejornalismo da Faculdade Estácio de Sá (Rio de Janeiro). Já atuou como locutor, repórter, editor e apresentador em programas de TV, documentários e séries como Pequenas Empresas Grandes Negócios, SPTV (Globo), Estação Rural (Canal Futura), Global Local (TVE 2, Espanha), Jacques Cousteau, Planeta Vivo, Vida Selvagem (BBC, Altaya e Planeta) e Enciclopédia do Patrimônio da Humanidade (Unesco, Deutsche Welle). Coordenou a criação editorial e os fluxos de conteúdos em projetos web como Globo.com/pegn, Softonic.com, Mercantil.com e Sebrae/SP. |
Categorizados em: Geral