Mês de conscientização e combate à violência contra os idosos

, 16:02 | 22 de junho de 2023

O Junho Violeta, nada mais é que um alerta para a conscientização e combate à violência contra os idosos, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Cerca de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais – 14% da população total do País em 2020. Projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes até 14 anos (dados do Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde). O Brasil está envelhecendo e o poder público precisa criar mecanismos para garantir um envelhecimento saudável e digno para a população.
Nesse sentido a OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social.
Segundo dados do Disque 100, mais da metade das denúncias de violência contra idosos, apontam que os episódios acontecem no ambiente doméstico da vítima. Grande parte dos suspeitos de cometer violência são filhos ou netos, por isso a dificuldade de denunciar.
A sociedade precisa valorizar o processo de envelhecimento e fortalecer as redes de apoio, são pontos essenciais para ´promover o exercício coletivo do cuidado e da segurança nas relações cotidianas, pois a negligência caracteriza-se de diversas formas como: violência econômica, patrimonial, física, moral, racial, homofóbica, religiosa, psicológica, abandono, etarismo e outras mais.
Nesse sentido a Fasubra entende que é preciso sensibilizar, coibir, amenizar e enfrentar esse sofrimento, e isso acontece através da conscientização da sociedade, pois conforme o Estatuto da Pessoa Idosa “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.”
Uma sociedade que cuida dos seus idosos, mostra o quanto valoriza sua história e presa por seu futuro.

#JunhoVioleta #EmDefesaDosIdosos

Categorizados em: ,