Março de lutas: Pela vida das mulheres, fora Bolsonaro e Mourão
A Direção Nacional (DN) da FASUBRA Sindical, por meio da Coordenação da Mulher Trabalhadora, preparou para o mês de março uma série de ações relacionadas às mulheres com o tema “Pela vida das mulheres, fora Bolsonaro e Mourão”.
Durante o mês, a FASUBRA fará homenagens a mulheres de luta e que se destacaram na sociedade, entrevistas, live, disponibilizará sugestões de leitura feministas, tratará dos três anos da morte de Marielle Franco, ainda sem solução, entre outras ações. A Coordenação da Mulher Trabalhadora também orienta as entidades de base a participação em atos simbólicos nos municípios, mantendo o distanciamento social, manifestações virtuais e o acompanhamento do calendário da Federação.
O 8 de março, Dia Internacional de Lutas das Mulheres, já se consagrou como um movimento forte de resistência e união, data em que mulheres vão às ruas para protestar por direitos e contra injustiças. Em 2018, milhares de mulheres entonaram o #ELENÃO e, em 2019, voltaram às ruas com o #ELENÃOPODECONTINUAR e demonstraram todo o seu vigor contra um governo declaradamente machista, misógino e homofóbico. Em 2020, pouco antes do início da pandemia, manifestações foram realizadas contra o aumento da violência de gênero e o crescimento do número de feminicídios, resultado da política machista do atual presidente. A FASUBRA participou dos atos com o tema “Democracia, substantivo feminino – Luta, substantivo feminino”.
Este ano o foco é “Pela Vida” de todas e todos, já que enfrentamos a maior crise sanitária do século, e não teremos manifestações nas ruas. As ações da FASUBRA vão trazer mulheres que estão na linha de frente do combate à pandemia nos Hospitais Universitários e destacar a defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), com vacina para todas e todos. Outros temas que serão abordados são a violência e o aumento do número de feminicídios no país, a pauperização das mulheres e a luta por uma renda justa, além dos ataques às servidoras públicas.
Em um momento em que a pandemia da Covid-19 está totalmente fora de controle, com novos recordes de transmissão e mortes, a derrota do governo genocida e a saída de Bolsonaro e Mourão representam a vida. Não é hora de recuar, mas sim de fortalecer a jornada de lutas e as mobilizações no país.
Pela vida das mulheres, fora Bolsonaro e Mourão!
Calendário
8 de março: Dia Internacional de Luta das Mulheres
14 de março: Justiça por Marielle Franco
25 de março: live da FASUBRA, às 16h (horário de Brasília).
#ForaBolsonaroeMourão
#PelaVidadasMulheres
#8M
#VacinaçãoGeralJá