Marcha contra a PEC 32 e ato contra o genocídio negro no Brasil

Representantes das centrais e entidades sindicais que compõem o Fonasefe, entre elas a FASUBRA Sindical, realizaram novo ato na Esplanada dos Ministérios na manhã dessa quarta-feira (17/11) contra a PEC 32, que destrói os serviços públicos. O protesto também foi um aquecimento para as manifestações do próximo sábado (20/11), que traz como tema principal a luta contra o genocídio negro no Brasil e entoará o “FORA BOLSONARO RACISTA”.

As trabalhadoras e trabalhadores se reuniram no Espaço do Servidor e saíram em marcha até a Praça dos Três Poderes, com palavras de ordem como: “Se votar, não volta”, “Se o povo se unir, a PEC vai cair, vai cair, vai cair”. Na Praça dos Três Poderes fizeram um ato simbólico, próximo a painéis que homenageiam Zumbi e a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, e para marcar a retomada da luta política contra o extermínio da população negra e o preconceito.

Com faixas e máscaras de Zumbi dos Palmares, Marielle Franco, Mestre Moa, Tereza de Benguela e Dandara, representando a luta dos movimentos negros, os manifestantes se posicionaram de um lado e, do outro, aqueles com máscaras de Bolsonaro. Durante a performance simularam um ataque bolsonarista aos negros e negras com sangue derramado pelo chão. Depois lavaram o sangue aos gritos de “Fora Bolsonaro Genocida”. Na ocasião também lembraram as 611 mil mortes pela Covid-19 no país.

“Tanto suor e lágrima, fruto do projeto genocida desse governo, que mata os negros e negras e tenta extinguir os quilombolas. O ato de hoje é contra a PEC 32, que afeta principalmente essa população mais vulnerável do país. Vamos resistir. Esse é nosso papel. A semana da Consciência Negra celebra a resistência aos ataques desse governo”, destacou o coordenador-geral da FASUBRA Toninho Alves.

Seguindo o calendário de lutas, no período a tarde foi realizado protesto no Anexo II, da Câmara dos Deputados. Na ocasião lembraram o crime de racismo cometido ontem no aeroporto de Brasília, quando um passageiro, apoiador de Bolsonaro, jogou uma lata de lixo em direção a uma professora negra que participava do ato contra a PEC 32. As autoridades já foram acionadas contra o racista.

Nesta quinta-feira (18/11), as trabalhadoras e trabalhadores se reúnem nas mediações do Senado Federal contra a PEC 23, a PEC do Calote nos precatórios.

Veja o ato da manhã na íntegra.

https://www.facebook.com/Fasubra/videos/271682691570926/

Veja o ato da tarde na íntegra.

https://www.facebook.com/Fasubra/videos/275764311158019

Tag: , ,

Categorizados em: , , , , , , , , , ,