Luta de estudantes contra aumento de passagens em Teresina/PI gera nota de apoio da FASUBRA
Reunida na sexta-feira (13), a DN Fasubra de plantão decidiu por editar nota de apoio à luta dos estudantes e trabalhadores de Teresina/PI, que vêm realizando manifestações contra o reajuste abusivo das passagens de ônibus. Na nota, a Federação volta a criticar a ação da Política Militar que tenta coibir o movimento, e extrapolação do poder estatal por parte do prefeito de Teresina, Elmano Férrer, e do governador, Wílson Martins. Veja a seguir, o texto completo da nota da Fasubra.
__________________________________________
FASUBRA APOIA LUTA DOS ESTUDANTES DE TERESINA E REPUDIA AÇÃO POLICIAL
A FASUBRA SINDICAL, diante da ação recorrente da Polícia Militar de Teresina (PI), veiculada na imprensa, manifesta publicamente sua posição em defesa da luta dos estudantes e dos trabalhadores de Teresina, contra o aumento abusivo da passagem de ônibus.
A ação da polícia militar do Piaui não condiz com os princípios de um Estado Democrático e de Direitos, demonstrando despreparo do governo do estado, no trato com os movimentos populares, legitimamente lutando em defesa de uma causa. A população de Teresina, o povo brasileiro e o mundo observam a ação truculenta e agressiva do poder estatal, na pessoa do governador Wilson Martins, e do prefeito Elmano Férrer, que tem prendido e agredido estudantes e trabalhadores, confrontando um princípio básico da democracia, a liberdade de manifestação e expressão.
Manifestações públicas, através de atos, campanhas, caravanas, marchas são práticas possíveis apenas em estados com regimes democráticos e populares, a exemplo do Brasil, que possui um estado republicano e democrático consolidado, resultado de lutas sociais.
A reivindicação dos estudantes, através de suas marchas e protestos deve ser tratada no âmbito democrático, buscando mediadores na sociedade civil, e não com atitudes repressivas da Polícia Militar.
A FASUBRA está ao lado de todos aqueles que lutam pela democracia, liberdade de expressão e manifestação, expressão máxima da ação da cidadania garantida na Constituição Federal e nos direitos humanos. Repudiamos assim, a atitude da polícia do estado do Piauí, que envergonha a jovem democracia brasileira, relembrando as páginas tristes de nossa história marcada a sangue, ferro e fogo, no período da ditadura militar.
Apelamos para as autoridades competentes do Piauí, que exerçam o seu papel de gestor máximo do estado, abrindo o diálogo e negociando com o movimento, praticando assim, o princípio da gestão participativa, garantindo o espaço ao cidadão para atuar ativamente na defesa de seus direitos.
Todo apoio à luta dos estudantes de Teresina e nosso repúdio pela ameaça à democracia, que atitudes repressoras e opressoras como essas da Polícia Militar do Piaui têm provocado e exposto o Brasil na mídia internacional.
Respeito aos princípios do direito à liberdade de expressão e manifestação.
Direção Nacional
_____________________
Texto de abertura: Carla Jurumenha – Ascom Fasubra Sindical
Categorizados em: Geral