Greve 48h: Educação para em todo o país nos dias 2 e 3 de outubro

15:14 | 1 de outubro de 2019

O setor da Educação, que protagonizou as maiores manifestações contra o governo Bolsonaro em 2019, realiza greve de 48h nesta quarta (2) e quinta-feira (3) em todo o país.

A greve de 48h é contra os sucessivos ataques do governo à Educação, entre eles, o projeto Future-se, os cortes de recursos nas IPE (Instituições Públicas de Ensino), do CNPQ, da CAPES, do PNAES e do FUNDEB; a intervenção do governo na escolha dos dirigentes das IFE (Instituições Federais de Ensino); a militarização das escolas e a retirada de direitos dos trabalhadores(as).

Nesta quarta-feira (2) estudantes, docentes e técnico-administrativos(as) em educação realizam atividades internas nas Institutos de Ensino Superior (IES) e, na quinta-feira (3), promovem grandes atos de rua em defesa da educação, da ciência e tecnologia públicas. A greve nacional da educação conta com o apoio das centrais e é convocada pelas seguintes entidades sindicais e estudantis: FASUBRA, UBES, UNE, FENET, ANPG, ANDES-SN e Sinasefe.

O dia 3 irá coincidir com as ações em defesa das estatais e da soberania nacional, que estão sendo organizadas em vários locais do país, já chamadas por algumas estatais, como a Petrobrás e os Correios que suspenderam a paralisação, mas permanecem em estado de greve. A data foi escolhida pelo caráter simbólico de ser aniversário de criação da Petrobrás e contará com movimentos como a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, outros setores.

Confira nota das entidades convocando a greve.

 

 

Categorizados em: