Fórum Nacional de Educação elege representante da sociedade civil como novo coordenador
Foi eleito no último dia (9) o novo coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), entidade da qual a FASUBRA Sindical é membra. Heleno Araújo, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), foi escolhido por unanimidade em reunião do pleno do FNE, ocorrida na sede do Ministério da Educação em Brasília (DF). Ele substitui Francisco das Chagas Fernandes que era representante do Ministério da Educação no FNE.
Segundo o Regimento Interno do Fórum, a administração do organismo deve ocorrer por meio de revezamento entre representantes governamentais e da sociedade civil, sem possibilidade de recondução ao cargo por ex-coordenadores. Para o Francisco das Chagas Fernandes, a alternância é importante para o Fórum em virtude da pluralidade de setores ligados à educação que fazem parte do órgão. Já para Heleno Araújo a nova responsabilidade que assume como coordenador do FNE deve ser compartilhada com todos os integrantes do Fórum.
Adesões de novas entidades ao FNE
Durante a reunião que elegeu o novo coordenador, o Fórum Nacional de Educação aprovou a adesão de mais nove entidades ao FNE. Assim passam a integrar o organismo: Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (Fóruns EJA), Fórum Nacional de Diretores de Faculdades (Forumdir), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes), Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A entrada de novas entidades no FNE segue as normas do Regimento Interno que determina que entidades interessadas em adentrar ao órgão devem enviar suas solicitações até o mês de outubro de cada ano. Os pedidos são avaliados pelo pleno do FNE que posteriormente informa as entidades sobre a decisão.
Categorizados em: Geral