FÓRUM DE ENTIDADES DOS SPFs É RECEBIDO PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A FASUBRA ESTEVE PRESENTE
Na tarde dessa quinta feira, 13/02, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), recebeu o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FSPFs), incluindo as centrais sindicais CSP-CONLUTAS e CTB.
No centro da discussão estava a pauta de reivindicações do funcionalismo que foi protocolado na Presidência da Câmara por advento do lançamento da Campanha Salarial 2014, no dia 22 de janeiro desse ano.
Inicialmente, a bancada sindical se manifestou exigindo que a presidência da Câmara possa abrir espaços políticos para as nossas reivindicações serem atendidas pelo governo, já que todos os canais estão fechados no Ministério do Planejamento, que é o interlocutor do Governo em relação às negociações com o funcionalismo.
O presidente da Câmara respondeu que tem interesse em contribuir com o pleito dos sindicalistas e se comprometeu em agendar uma audiência pública após o Carnaval para discutir a pauta do funcionalismo, convidando para tal a chefe maior do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), a ministra Miriam Belchior. Além disso, o presidente da Câmara atendeu a solicitação da bancada sindical de que as reuniões entre o Fórum dos SPFs e presidência da Câmara fosse realizadas mensalmente para que pudéssemos monitorar e discutir os projetos que são a favor e os que são contra o funcionalismo que tramitam na câmara.
Após esse momento, no qual discutimos como prioridade a pauta geral do funcionalismo, as entidades tiveram um espaço para colocar suas demandas específicas. A representação da FASUBRA aproveitou para informar que está com greve marcada para o dia 17 de março e que um dos motivos é a falta de um canal de negociação com o MPOG, que não tem sequer atendido questões que são fruto do Acordo da Greve de 2012 e que já foram debatidas exaustivamente durante todo o ano de 2013. Em reposta, a presidência da Câmara se comprometeu em agendar uma reunião com a FASUBRA nas próximas semanas e repassou os contatos de seus assessores.
Por fim, a Presidência da Câmara foi questionada pela bancada sindical sobre qual a posição da instituição em relação ao projeto de lei “antiterrorismo” que está sendo discutido no Senado Federal por conta da morte do cinegrafista da BAND. Na opinião da bancada sindical esse projeto fere o livre direito à manifestação garantido na Constituição Federal.
O presidente da Câmara disse que os deputados estão discutindo esse tema, que querem equilibrar melhor esse tema no Congresso. Mas que será levado à votação um projeto, pois há exageros e ações complicadas nas manifestações como o problema dos “mascarados”.
A FASUBRA Sindical esteve presente através dos coordenadores Gibran Jordão, João Paulo Ribeiro e Rildo Conceição.
____________________________________________________________________________________
Texto: DN Fasubra
Foto: J. Batista – Assesoria de Imprensa da Presidência da Câmara dos Deputados
Categorizados em: Geral