FASUBRA Sindical se solidariza com a população do RN e repudia oportunismo

17:43 | 22 de março de 2023

A Direção Nacional (DN) FASUBRA Sindical se solidariza com o povo potiguar que vive momentos de caos e pânico com os ataques do crime organizado há mais de uma semana no estado do Rio Grande do Norte. Desde o dia 14 de março ações orquestradas por uma facção que ataca prédios e lugares públicos, comércios e queimam veículos, entre outros. Na tarde desta terça-feira (21/03) motoristas ficaram assustados com a explosão de um artefato embaixo da ponte Igapó em Natal/RN.

A DN da FASUBRA também repudia o oportunismo da extrema direita com a crise no estado, pois deputados protocolaram, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pedido de impeachment do mandato da governadora Fátima Bezerra (PT), na última segunda-feira (20/3). Fátima Bezerra, a única governadora mulher reeleita no país, vem enfrentando o problema, com ações repressivas e prisões. Além disso, decidiu não negociar com líderes do crime organizado, o que resultou em represália. A governadora busca a solução dos conflitos e a direita aproveita para usar de oportunismo contra uma mulher eleita como governadora para o pedido do impeachment.

Na última sexta-feira (17/3), o governo de Fátima Bezerra realizou força-tarefa para o combate de ações de facção criminosa. A força-tarefa Susp Natal, a Polícia Federal, Polícia Civil e a Polícia Militar, com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), deflagraram a Operação Normandia, destinada a combater crimes de tráfico de drogas e organização criminosa, o que resultou em prisões. O governo do RN também criou comitê de monitoramento e apoio às vítimas e um gabinete de gestão de crise para combater os ataques. O gabinete de gestão de crise reúne instituições de segurança estaduais e federais. A governadora ainda destacou que, em conjunto com o Governo Federal, vai repor os prejuízos sofridos por várias prefeituras que tiveram veículos incendiados e outros equipamentos.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou esta semana investimentos de R$ 100 milhões para a área de segurança pública do Rio Grande do Norte que sairá do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional. O Governo Federal também determinou o envio de mais de 600 agentes da Força Nacional e de forças federais, em apoio às tropas policiais do estado. Além de investimentos em segurança, os recursos serão usados para melhorias do sistema carcerário e direitos humanos. Segundo o ministro, as vagas em unidades prisionais serão aumentadas e um novo presídio será construído e medidas de ressocialização de internos serão fortalecidas. Conforme o governo estadual, o número de ataques diminuiu entre os dias 14 e 21 de março.

Em balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do RN nesta quarta-feira (22/3), em oito dias o número de ataques criminosos chegou a 300 em mais de 50 cidades. Segundo a polícia, 168 suspeitos foram presos desde o início dos ataques e foram apreendidos 42 armas de fogo, 139 artefatos explosivos, 31 galões de combustíveis, 14 motos e 2 carros. Uma operação deflagrada na manhã de hoje prendeu 13 suspeitos de integrarem a facção que seria responsável pelos ataques.

Com informações da EBC e do G1.

Tag: ,

Categorizados em: