FASUBRA Sindical Participa de Ato Público em Defesa do SUS

23:13 | 12 de dezembro de 2024

Na manhã desta quinta-feira (12), foi realizado o Ato Público “Gente que faz o SUS acontecer”, no Museu Nacional da República, em Brasília. O evento, promovido no âmbito da 4ª Conferência Nacional da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), reuniu profissionais, representantes de entidades sindicais e gestores para destacar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçar a defesa da democracia.

O ato teve como foco principal valorizar os trabalhadores que diariamente contribuem para o funcionamento do SUS e fortalecer as discussões sobre a saúde do trabalhador, uma área essencial do sistema, prevista no artigo 200 da Constituição Federal. Essa temática é contemplada pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), que busca:
• Ampliar a participação da comunidade e dos trabalhadores no controle social;
• Investir no desenvolvimento e capacitação de recursos humanos;
• Apoiar pesquisas e estudos voltados para a saúde do trabalhador.

A FASUBRA Sindical esteve representada por vários de seus diretores, incluindo os coordenadores de saúde e hospitais universitários, Mário Guimarães Júnior e Eurídice Ferreira, além de Naara Siqueira, que representa a Federação no FENTAS do Conselho Nacional de Saúde. Os representantes da entidade também participam das atividades da 4ª CNGTES, reforçando a importância da luta por melhores condições de trabalho e pela garantia dos direitos à saúde.

O evento destacou a relevância do SUS como patrimônio público do Brasil e reforçou a necessidade de união entre trabalhadores, gestores e a sociedade em geral na defesa de políticas públicas que promovam saúde, equidade e justiça social.

Categorizados em: