
FASUBRA Sindical participa da Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília defendendo a jornada reduzida, justiça tributária e valorização do serviço público
Milhares de trabalhadores de diversas categorias ocuparam o centro de Brasília, nesta terça-feira (29), durante a Marcha da Classe Trabalhadora, mobilização nacional organizada pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Pública e Intersindical, incorporado também pelo FONASEFE. A FASUBRA Sindical participou ativamente do ato, com a presença de membros da direção nacional e representantes de diversas entidades de base.
A concentração teve início por volta das 8h, com uma plenária na Praça da Cidadania, próxima ao Teatro Nacional. No local, foi lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2025, que reúne as principais reivindicações do movimento sindical para o próximo ano. O documento será entregue ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; do Senado Federal, Davi Alcolumbre; do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso; e do Tribunal Superior do Trabalho, Aloysio Corrêa da Veiga.
Após a plenária, os manifestantes seguiram em marcha até a Esplanada dos Ministérios, onde entregaram, simbolicamente, suas demandas aos Três Poderes.
Entre os principais pontos da pauta está a redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, com o fim da jornada 6×1. A proposta será apresentada por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Outra reivindicação de destaque é a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais, como forma de promover maior justiça tributária e aliviar o peso dos impostos sobre os trabalhadores de menor renda.
A marcha também reforçou a luta pela revogação das reformas Trabalhista e da Previdência, além da valorização do salário mínimo, valorização do serviço público, geração de empregos formais e ampliação de direitos trabalhistas.
A participação da FASUBRA Sindical na Marcha reforça o compromisso da entidade com a defesa dos direitos da classe trabalhadora, especialmente dos técnico-administrativos em educação das universidades públicas brasileiras e dos servidores públicos, em geral.
Categorizados em: Geral, Manifestações