FASUBRA Sindical ocupará a Presidência Colegiada da CEA
A Direção Nacional (DN) da FASUBRA Sindical participou do XXI Congresso da Confederação de Educadores Americanos (CEA), realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022, na Universidade do Panamá. O tema do congresso foi “Pela unidade daqueles que tornam a Educação possível”. A Federação foi representada pela coordenadora Rosângela Soares da Costa (Mulher Trabalhadora) e pelos coordenadores Marcelino Rodrigues (Coordenação-Geral) e João Paulo Ribeiro (Jurídico e Relações do Trabalho).
Ficou evidenciado que a FASUBRA Sindical ampliará seu protagonismo na representação junto à CEA, ocupando uma das vagas da Direção Executiva em conjunto com o Sinasefe e Contee. Além das entidades presentes no congresso, a CNTE e o Andes também são filiadas à CEA. A Presidência Colegiada terá mandato de três anos e as entidades vão revezar, sendo que a FASUBRA atuará no ano de 2023 e as demais em 2024 e 2025. A Presidência também contará com representantes do México, do Panamá e da Argentina. Além da vaga da Presidência, as entidades brasileiras compartilharão as coordenações de diversidade e educação em rodízio.
A Federação é filiada a CEA há mais de 20 anos. Nesse período sempre foi uma entidade atuante e é um espaço onde as técnica-administrativas e os técnico-administrativos reafirmam seu papel como trabalhador e trabalhadora da educação. Durante o congresso foi aprovado um novo estatuto da CEA, buscando internacionalizar o papel da Federação e acompanhar as transformações sociais em nível mundial. A CEA existe desde 1928 e atua em mais de 18 países filiados da América. Participaram do congresso educadoras e educadores das Américas do Norte, Central, do Sul e países ibero-americanos como Espanha e Portugal.
Entre as resoluções aprovadas no referido congresso está “a necessidade de reafirmar a determinação em consolidar e proteger os direitos cidadãos, políticos e sindicais dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação, em particular os da organização, contratação, negociação coletiva, greve e manifestação pública”; “a CEA se compromete a atuar sempre junto às forças em defesa da democracia, cirando fóruns e ações conjuntas de suas entidades filiadas e seus (suas) sindicalizados (as)para enfrentar o crescimento de ideologias, organizações e governos com orientação autoritária”.
Na avaliação da DN, o congresso foi de grande magnitude e o exercício na Presidência Colegiada de uma entidade histórica, demonstra o reconhecimento e a capacidade política da FASUBRA, que representa os técnico-administrativos das Instituições Públicas de Ensino Superior, de fortalecer articulações com as organizações das Américas, estreitar relações estratégicas e conquistar espaço em uma confederação secular para produzir e divulgar as ações da entidade da Federação.
Veja as resoluções do congresso na íntegra.
Categorizados em: Educação, Geral, Serviço Público