FASUBRA Sindical entrega pauta de reivindicações aos Ministérios da Gestão, Fazenda, Casa Civil e Educação
No primeiro dia útil de janeiro, dia 2/1, a Direção Nacional (DN) da FASUBRA Sindical entregou dois documentos ao novo governo com as reivindicações das técnica-administrativas e dos técnico-administrativos em educação, entre elas a recomposição salarial e o pedido de abertura da mesa de negociação do serviço público. Um dos documentos com as pautas conjuntas das servidoras e dos servidores públicos federais, integrantes do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais), foi protocolado no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Um dia após a entrega da pauta, no dia 3/1, a recém-empossada ministra Esther Dweck, anunciou à imprensa a criação da mesa de negociação do serviço público. A notícia foi recebida pelas categorias como uma grande vitória, já que é uma demanda antiga das servidoras e servidores. A Mesa Nacional de Negociação Permanente anterior foi extinta ainda no governo Temer. Esther Dweck anunciou Sérgio Mendonça como o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Medonça atuou como secretário de Recursos Humanos do governo Lula, de Relações de Trabalho do governo de Dilma Rousseff (PT) e coordenará a mesa de negociação.
A pauta conjunta também foi protocolada nos Ministérios da Fazenda e da Casa Civil. Na ocasião, as servidoras e servidores fizeram uma lavagem com sal grosso na porta do Ministério da Fazenda, antes ocupado pelo ministro Paulo Guedes, que durante os últimos 4 anos, não poupou ataques aos servidores. A lavagem simbólica viralizou no perfil @choquei no Twitter, confira: https://bit.ly/3CzEgEo.
Veja aqui a PAUTA conjunta protocolada.
Pauta de reivindicações entregue ao MEC
Ainda na última segunda-feira (2/1), as coordenadoras e coordenadores da DN presentes em Brasília/DF protocolaram a pauta específica das técnica-administrativas e dos técnico-administrativos em educação no Ministério da Educação (MEC). No ofício, a Federação solicitou reunião com o novo ministro, Camilo Santana. Na pauta entregue estão os seguintes eixos detalhados: reposição de perdas e aprimoramento da carreira; condições de trabalho e qualidade no serviço público; e democratização das Instituições Federais de Ensino.
No documento, a FASUBRA Sindical anexou a plataforma programática e eleitoral entregue ao presidente Lula e a análise da Federação sobre o panorama dos ataques à educação, entregue a equipe de transição.
Foto em destaque: Assessoria de Comunicação Sinasefe.
Tag: #campanhasalarial, #carreira, #PCCTAE, #recomposiçãosalarialCategorizados em: Aposentados, Campanha Salarial, Carreira, Educação, Geral, Manifestações, Política, Serviço Público