FASUBRA Realiza Plenária Virtual para Debater Carreira e Conjuntura Nacional
Na manhã desta quinta-feira, 5 de dezembro, teve início a Plenária Virtual da FASUBRA Sindical, com a participação da direção nacional, representação na CNSC e delegadas e delegados das entidades filiadas. O evento, que segue até o dia 7 de dezembro, reune representantes da base filiada para discutir a pauta que trata da racionalização dos cargos ocupados, RSC e a conjuntura política nacional.
As falas de abertura foram conduzidas pelas coordenadoras Cristina del Papa, Ivanilda Reis e Loiva Chansis que destacaram a relevância do encontro para os desafios enfrentados pela categoria. Elas também compartilharam informes atualizados sobre as últimas reuniões com o governo para tratar do aprimoramento da carreira e o andamento do termo de acordo.
A pauta da plenária sobre o ponto da racionalização de cargos, foi discutida durante o primeiro dia da plenária. Nos encaminhamentos, duas propostas foram apresentadas para a continuidade do processo de racionalização: manter a proposta de realizá-la nos microcargos existentes ou buscar realizar a racionalização dentro dos cargos amplos com a aprovação do cargo de auxiliar em educação, de nível fundamental, como uma ferramenta de trabalho e possibilidade de discussão.
Embora a plenária tenha reconhecido as dificuldades que a entidade enfrentará em qualquer uma das opções, foi deliberada a tentativa de avanço priorizando a segunda opção. Isso sem descuidar de buscar alternativas viáveis para a categoria. Além disso, a mobilização da categoria para garantir o cumprimento integral do acordo firmado foi parte das falas, durante esse primeiro dia, que será aprofundada no tema conjuntura, e indicada no plano de lutas para a categoria.
Nesta sexta-feira , 6 de dezembro, será dedicada à discussão sobre o RSC, seguida de um debate sobre a conjuntura política nacional, onde dois pontos são centrais: a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Emenda Constitucional 19, que implantou a reforma administrativa nos anos de 1998, e o impacto do pacote fiscal do governo.
Ao final do encontro, será deliberado o plano de lutas para o próximo período, com foco em garantir os direitos dos TAE e enfrentar os desafios impostos pela conjuntura política e econômica do país.
A Plenária Virtual da FASUBRA segue até o dia 7 de dezembro, sendo um espaço de debate e deliberação crucial para a categoria, em um momento de tensões políticas e sociais no Brasil.
Categorizados em: Geral