Fasubra propõe agenda para discutir problemas causados pela gestão da EBSERH

15:04 | 6 de agosto de 2015

 

O presidente da empresa afirmou que a aproximação da FASUBRA contribuirá para solução de parte dos problemas.

Por Luciana Castro

Pela primeira vez, representantes da FASUBRA Sindical se reuniram com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Newton Lima. O evento aconteceu na tarde de quarta-feira, 5, na sede da empresa, no Setor Comercial Sul.

A FASUBRA apresentou problemas recorrentes da atual gestão da EBSERH e apresentou a proposta de construção de uma agenda de discussões para resolução. Um dos principais pontos foi referente a igualdade e respeito no tratamento aos trabalhadores técnico-administrativos, cedidos à EBSERH. A dificuldade dos gestores da empresa em coordenar as relações de trabalho dentro dos Hospitais Universitários Federais também foi discutida. Segundo a FASUBRA, essa dificuldade reflete na qualidade de vida dos trabalhadores de forma negativa. Hoje, os HU apresentam em seu quadro funcional trabalhadores amparados pelo Regime Jurídico Único (RJU) e trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). De acordo com a federação, a causa da dificuldade seria o desconhecimento por parte dos gestores, das diferenças de legislação trabalhista. Alguns problemas enfrentados pelos trabalhadores são: relações interpessoais conflituosas e relação laboral ruim (insalubridade, avaliação profissional). A representação da FASUBRA também reafirmou a posição contrária ao projeto da EBSERH.


 

Newton Lima considerou a importância da luta da federação e sua história. Disse que em dois meses de gestão, constatou que os problemas apresentados ocorrem de fato. “O que não fomos capazes de fazer ainda é, construir uma harmonia de relações entre os concursados (RJU e CLT) ”, disse Lima. Afirmou que a aproximação da FASUBRA é positiva e que contribuirá para solução de parte dos problemas.  Na ocasião, Lima falou sobre a disposição em construir uma cultura de gestão que reconheça o papel dos trabalhadores independente da diferença de regimes de trabalho.  “Nos interessa a construção dessa nova relação com a FASUBRA e a palavra de ordem hoje é pactuação”, disse Lima. O presidente se comprometeu em iniciar a agenda no final de agosto.

A FASUBRA Sindical encaminhará a pauta de discussões para ser protocolada na próxima semana. 

Categorizados em: