II Encontro das Coordenações e dos Profissionais de Comunicação das Entidades de Base da FASUBRA Sindical – 2º módulo

23:23 | 11 de março de 2010

ENTREVISTA: com os profissionais de Comunicação das entidades de base

_______________________________________________________


Monique Campos – Jornalista e Assessora de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos de Juíz de Fora (SINTUFEJUF) 

Monique Campos comenta um pouco da experiência adquirida no 1º módulo do Encontro de Comunicação dos Profissionais de Comunicação e as entidades de base, argumentando que “o 1º módulo, foi a parte mais teórica, e lá no nosso sindicato tudo o que aprendemos foi repassado ao pessoal de Informática, todo conhecimento, na verdade foi colocado em prática.

“As ferramentas de uso da Internet, como o programa de atualização implantando pela FASUBRA Sindical, o Joomla, apresentado pela Assessoria da entidade, foi uma grande avanço”. “Além disso, ela enfatiza que “na parte de impressos o nosso Jornal já tinha sofrido várias alterações, na verdade uma revolução”.

No que se refere ao 2º módulo, Monique Campos, afirma que está sendo muito importante para os Trabalhadores da área da Comunicação, pois poderão conhecer a estrutura e a política da FASUBRA Sindical.

Monique salienta que “é preciso mobilizar a Categoria, e infelizmente, hoje, o que falta no movimento sindical é um pouco de diálogo interno para que possamos construir e fazer um jornalismo coletivo e adaptado”.

______________________________________________

Para Pituca,  o 1º módulo do Curso de Comunicação foi muito proveitoso, inclusive estou concluindo um curso de atualização e criação de sites, saímos do 1º Curso com toda a teoria, para colocarmos em prática, como profissional de comunicação cresci muito após o 1º módulo.

Thereza Gonçalves relata que “o 2º módulo não foi muito proveitoso, porque no meu entendimento, no segundo dia de palestras, parece que usaram o ano de 2010, como é um ano eleitoral para fazer política, das diversas correntes que compõem a Direção Nacional da FASUBRA Sindical”.

Ela finaliza dizendo que “volto para a base com a certeza de que os profissionais de Comunicação ali presentes trocaram as mais diversas experiências”.

Thereza  Cristina Gonçalves (Pituca)  – Jornalista e Assessora de Imprensa do (SINTET-MED)

 

______________________________________________

Elaine Cordeiro do Nascimento – Jornalista e Assessora de Imprensa da Associação dos Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Visoça  (ASAV)

Elaine Cordeiro, afirma que “o II Encontro de Comunicação poderia abordar sobre política sim, mas ficou muito restrito deixando a desejar para os profissionais de Comunicação, ficou claro que o debate foi à ideologia das forças políticas da FASUBRA Sindical, por ser um ano eleitoral, cada força puxando para seu lado”.  Ela salienta ainda que “isso minimizou o potencial do Curso que se propõem a fazer Comunicação e Formação”.

Já o I Encontro de Comunicação para Elaine, mostrou a potencialidade que existe na Comunicação e parabenizou a Pasta de Comunicação da FASUBRA Sindical pela organização. Foi um Curso dinâmico e proveitoso, com teorias e práticas que foram utilizadas pela maioria dos profissionais nas suas entidades de base.

Elaine acrescentou que “o 3º módulo deva ser mais envolvente para os profissionais da área, juntamente com as Coordenações das entidades e também, com a Direção Nacional da FASUBRA Sindical”.

________________________________________________


Cristiane Bonfim – Jornalista e Assessora de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade do Ceará (SINTUFCE)

A jornalista avalia que o primeiro módulo, em outubro de 2009, foi excelente, e admite que esperava muito mais do segundo. “O primeiro foi produtivo, teve muito mais conteúdo. Os dois módulos tinham objetivos diferentes, enquanto o primeiro tinha um foco mais centrado na comunicação, o segundo pretendia abranger também a formação política”.

Apesar de considerar que o segundo módulo teve discussões interessantes, ela avalia que a iniciativa deixou um pouco a desejar. Para a jornalista, poderia ter sido dado um enfoque muito maior na formação. Ela considera que, em alguns momentos, a disputa política foi mais valorizada do que a difusão de conhecimento. “As disputas internas deveriam continuar internas, e não atrapalhar nenhuma atividade da Federação”. Ela espera que a  Pasta de Comunicação consiga realizar outros cursos do nível do primeiro módulo.

______________________________________________
Ednaldo Alves – Jornalista e Assessor de Imprensa, do Sindicato dos Trabalhadores  Técnico-Administrativos da Paraíba, SINTESPB.

Para o Assessor Ednaldo Alves, como não participou do 1º Curso, ele acredita que o 2º módulo, não cumpriu o que os profissionais estavam esperando de um Encontro de Comunicação.

O Jornalista, Ednaldo Alves, salienta que “faltou um laboratório de discussão sobre estrutura sindical entre outros assuntos importantes para o movimento sindical e também os profissionais de Comunicação”, ele finaliza dizendo que “o 3º módulo contemple à Direção Nacional (DN), entidades de base e profissionais da área”.

___________________________________________________

EVENTO:

Participaram do evento mais de 50 pessoas, entre Direção Nacional (DN), entidades de base e profissionais de Comunicação de várias localidades do país.

No dia 17 de março, na parte da manhã o II Encontro dos Profissionais de Comunicação e as Coordenações das entidades de base, deu-se a continuidade dos 05 Trabalhos de Grupos, onde foram fechadas as propostas, e logo em seguida foram apresentadas pelos relatores escolhidos.

Na parte da tarde, o momento mais esperado pelos profissionais de Comunicação, foi à palestra do Prof. Dr. Jornalista Fernando Oliveira Paulino da Universidade de Brasília, que também compõem o Conselho de Ética dos Sindicatos dos Jornalistas do Distrito Federal, e faz parte da Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), ele abordou com o painel “Comunicação, Exercícios de Oratória e Postura”.

O Jornalista Prof Dr. Fernando Oliveira Paulino, fez sua apresentação baseado em Política de Comunicação Sindical, Modelos de “Media Training” (são treinamentos constantes com os profissionais de Comunicação em suas Federações e entidades de base) e Comunicação Comunitária.

INTERNET
A internet é um instrumento de uso contínuo de atualização e em sua fala o Jornalista Fernando Paulino, parabenizou a FASUBRA Sindical pela dinâmica utilizada em seu site, exemplificando ainda que “antes de
vir para a palestra naveguei pelo site, e visualizei que a matéria do Encontro estava sendo atualizada desde o seu início, sendo assim o portal tem a visibilidade de atualização diária”. Ele argumenta que essa metodologia de notícias diárias; no meio jornalístico são ricas, gerando credibilidade com o leitor. 

O Jornalista Fernando Paulino, comentou que “a comunicação tem o potencial de ser o elemento agregador das sociedades com o poder de unir, criar fortalecer e de capacitar os indivíduos para que fiscalizem as ações públicas e privadas. No entanto, para que a comunicação realize sua potência mobilizadora, faz-se necessária a representação de todos os segmentos sociais”.

Para o Jornalista, Fernando Paulino, ter participado deste Encontro gratifica e acrescenta ao seu currículo. Além disso, ele explicou como desenvolve o trabalho de Comunicação na Universidade de Brasília, na Faculdade de Comunicação (FAC).

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
A Comunicação Comunitária (Ensino, Pesquisa e Extensão) é um projeto feito entre estudantes de graduação e pós-graduação do Curso de Comunicação da UnB, e comunidades do Distrito Federal, chama-se a Rádio Ralacoco. 

Esta ação tem como objetivo estimular o ensino e a pesquisa de conteúdo associado à comunicação e cidadania a partir de atividades de extensão que buscam estimular o diálogo entre saber acadêmico e conhecimento popular.

RÁDIOWEB
É o servidor de radioweb Dissonante, criado por dois ex-alunos da Universidade de Brasília como trabalho de graduação, para dar início a um novo projeto de comunicação. A parceria, inédita no país, amplia os meios de levar orientações sobre primeiros socorros e fiscalização à comunidade.

PROJETO DISSONANTE
O projeto Dissonante – que vem de “dissonância”, qualidade de sons instáveis, como uma nota que não se enquadra na harmonia predominante – nasceu em 2006. 
A Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária (Ralacoco), é um servidor de rádioweb que garante autonomia e liberdade para que pessoas comuns, sem custos, possam ter um programa de rádio.

Tire suas dúvidas
http://www.dissonante.org/site/index.php

______________________________
Dia 16 de março:
Dando seqüência ao Curso de Formação, Comunicação Sindical e Gestão da FASUBRA Sindical, no dia 16 de março, a Coordenação de Organização representada pelos Coordenadores; João Paulo Ribeiro e Marcelino Rodrigues da Silva, convidaram os representantes das forças políticas que compõem a Direção Nacional (DN) da Federação para participar do painel sobre “Organização e Estrutura Sindical da FASUBRA Sindical”, na parte da manhã. 

Estiveram presentes no dia 16 na parte da manhã: Paulo Henrique dos Santos (CUT), Léia de Souza Oliveira (CUT), João Paulo Ribeiro (CSC/CTB), Marcelino Rodrigues da Silva (Frente-Base), Antônio Donizetti da Silva (Frente-Base) e Marcos Soares (Vamos a Luta).

No período da tarde o painel foi sobre “Organização Sindical no Serviço Público”, com palestrantes das Centrais Sindicais FASUBRA Sindical, e também com a participação de Pedro Armengol de Souza, diretor da CUT, além dos Coordenadores da FASUBRA Sindical, Mário Garofolo, e os que estiveram no painel pela manhã. 

Alguns pontos debatidos no painel foram: Organização e Estrutura Sindical, Imposto Sindical, Autonomia Sindical, Democracia, Registro Sindical, Negociação Coletiva entre outros de assuntos de interesses gerais da Categoria dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das Universidades Brasileiras.

__________________________________
Dia 15 de março:

Na mesa de abertura do Curso no dia 15 de março, os Coordenadores da Pasta de Comunicação e Formação Sindical; Rosane Sousa e Sandro Pimentel fizeram um relato do trabalho desenvolvido pós 1º Módulo do Curso, e logo em seguida, convidaram os Coordenadores Gerais da Federação para fazerem parte da mesa; Léia de Souza Oliveira, Rolando Júnior Malvásio e Paulo Henrique dos Santos para saudar os participantes.

Ambos parabenizaram a organização do evento e a iniciativa dos Coordenadores da Pasta da Federação, exemplificando que a Formação e a Comunicação no mundo do trabalho são de extrema importância para os movimentos sociais e principalmente para a Categoria dos(as) Trabalhadores(as) Técnico-Administrativos(as) das Universidades Brasileiras.

Após as saudações foram chamadas as entidades de base que estiveram presentes no 1º Módulo do Curso de Comunicação em 2009, para falarem um pouco da experiência pós Curso, e em todas as falas; o crescimento e o aperfeiçoamento das entidades de base e da Federação tiveram um grande progresso na parte debatida no 1º módulo.

Os temas “A História da Organização e Estrutura Sindical no Brasil” e o “Papel dos Movimentos Sociais e dos Sindicatos na Conjuntura” foram explicados pelos palestrantes: Helder Molina (Consultor em formação política, planejamento/gestão sindical e educação de Trabalhadores), Agnaldo Fernandes Ex-Dirigente da CUT, da FASUBRA Sindical e Técnico-Administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cristiano Zenaide Paiva (Arquiteto e Ex-Dirigente da FASUBRA Sindical), Dary Becker Filho (Diretor da CUT), e Atenágoras Teixeira Lopes, Dirigente da Coordenação Nacional de Lutas (CONLUTAS).

Na tarde do dia 15 de março, aconteceu o painel sobre “Organização Sindical no Serviço Público” com a representação das Centrais Sindicais e FASUBRA Sindical, logo em seguida foi feito os Trabalhos de Grupos sobre os referidos temas.

A dinâmica dos trabalhos foi dividir os participantes em 05 grupos, para debater sobre os painéis da parte da manhã (História da Organização e Estrutura Sindical no Brasil e o Papel dos Movimentos Sociais e dos Sindicatos na Conjuntura).

 

______________________________________________________________________________________________________________
O evento aconteceu no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada, no pavilhão Múltiplo Uso II, no Campus Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB). O Curso faz parte do Programa de Formação e Comunicação da FASUBRA Sindical, e tem como objetivo nivelar e aperfeiçoar a Comunicação Sindical da Federação e das entidades filiadas.

Da Assessoria de Imprensa da FASUBRA Sindical
Jornalista Raquel Carlucho

 

Categorizados em: