
FASUBRA participa de seminário nacional sobre a Reforma Administrativa organizado pelo Fonasefe
Na tarde desta sexta-feira (15), o plantão da diretoria da FASUBRA Sindical marcou presença no Seminário Nacional sobre a Reforma Administrativa, promovido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).
O encontro ocorreu no auditório do Sindsep-DF, em Brasília, com participação híbrida — presencial e virtual — reunindo servidoras e servidores das esferas federal, estadual e municipal.
O evento acontece em um cenário de forte ameaça à estrutura do Estado e aos direitos das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público.
No último semestre, a criação de um Grupo de Trabalho na Câmara dos Deputados reacendeu o debate sobre a proposta de Reforma Administrativa, considerada por diversas entidades como um risco grave à população brasileira, por apontar para o desmonte dos serviços públicos e a precarização das condições de trabalho no funcionalismo.
A coordenadora-geral da FASUBRA, Ivanilda Reis, destacou a importância da mobilização e unidade entre as categorias para enfrentar as ameaças que partem tanto do Parlamento quanto do Executivo Federal. “Por isso, um evento como este é muito importante para a nossa categoria, que terá uma plenária nacional ainda neste mês”, afirmou.
Durante o seminário, foram debatidos pontos apresentados como medidas de “modernização” do Estado, mas que, segundo as entidades, podem aprofundar o desmonte dos serviços prestados à população.
Entre eles, estão o fim do regime próprio de previdência, mudanças nos critérios de demissão, ampliação de contratações temporárias, terceirizações, privatizações e uso ampliado de plataformas digitais para gestão de serviços — muitas vezes implementadas por medidas infralegais.
A programação teve início com uma mesa de análise da conjuntura nacional e internacional. Na sequência, a Mesa 1 discutiu “Arcabouço Fiscal e as contrarreformas da Previdência: Escopo da destruição dos serviços públicos e dos direitos dos servidores federais, estaduais e municipais”.
No período da tarde, a Mesa 2 abordou “Contrarreforma Administrativa: Transformação ou Desmonte do Estado?”, examinando os reais objetivos da proposta da reforma administrativa . O dia se encerrou com um debate sobre os ataques aos serviços públicos e aos servidores.
O seminário continua neste sábado (16) das 9 as 17 horas com a construção coletiva de estratégias de enfrentamento à Reforma Administrativa, reforçando o compromisso das entidades com a defesa do serviço público de qualidade e dos direitos dos trabalhadores.
Categorizados em: Geral