Fasubra na luta contra o câncer
Novembro é o mês dedicado à campanha Novembro Azul, lançada na Austrália em 2003 e marcou o dia 17 de novembro como “Dia Mundial de combate ao câncer de próstata” e que tem o objetivo de alertar e conscientizar os homens para a necessidade de cuidarem de sua saúde e sobre os riscos do câncer de próstata.
A incidência da doença é alta entre os homens principalmente pelo preconceito ainda presente em relação ao exame de toque. Dados do Ministério da Saúde revelam que a enfermidade atinge 50 mil homens e mata mais de 12 mil a cada ano.
Dados
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas o câncer de pele não-menaloma tem mais incidência entre a população masculina além do câncer de próstata. E o risco da doença só pode ser reduzido se o diagnóstico for feito logo no início da doença, a partir daí o tratamento diminui muito o risco de morte.
Um dos tabus que leva muitos homens a não realizarem o exame, é o medo de perder a virilidade, o que não passa de mito a ser derrubado. A perda da masculinidade só ocorre para quem deixa a doença se desenvolver por não tê-la diagnosticado cedo.
Como prevenir
Para o diagnóstico o paciente deve ser submetido ao teste sanguíneo do PSA (proteína encontrada no interior da próstata) e toque retal. Caso estes exames sejam suspeitos é preciso a realização de uma biópsia para confirmação da presença do câncer.
Atualmente, por conta das diversas campanhas já realizadas, 91% dos tumores identificados se encontram nas fases iniciais da doença. Outra estatística relevante é que um a cada três homens em idade entre 60 e 69 anos apresenta câncer de próstata.
Hereditariedade
Os pacientes com histórico familiar de câncer de próstata apresentam um risco até dez vezes maior de desenvolver a doença. Sabe-se que a dieta rica em gorduras e ingestão de carne vermelha e leite pode aumentar a incidência de câncer ao longo da vida, enquanto que o alto consumo de frutas, vegetais ricos em caroteno, legumes, grãos e cereais diminuem esse risco.
Sintomas
A doença apresenta poucos sintomas. Alguns pacientes podem apresentar leves alterações no jato urinário, mas na maioria das vezes isso é indetectável e quanto os sintomas vêm manifestarem-se o câncer já está em estado avançado.
Tratamento
O tratamento é feito levando em consideração cada caso e a partir do estágio em que a doença se encontra. Existem tratamentos de vigilância ativa, radioterapia e quimioterapia.
FASUBRA SINDICAL NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PROSTATA
Participe do Novembro Azul 2013, divulgue a importância da realização de exames preventivos.
Texto: ASCOM FASUBRA
Fontes: INCA e Sociedade Brasileira de Urologia
Imagem: Campanha Novembro Azul
Categorizados em: Geral