FASUBRA apresenta relatório que aponta necessidades de mudança na carreira dos trabalhadores técnico-administrativos

10:58 | 26 de novembro de 2015

 

Federação também participou de audiência pública “Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher”

 

Em reunião realizada na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na manhã de quarta- feira, 25, a federação apresentou ao Fórum de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) o relatório que aponta necessidades de mudança na carreira dos trabalhadores técnico-administrativos. Participaram do evento representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES).

A apresentação incluiu o histórico de lutas para implementação da carreira desde o Plano de Cargo Único (PCU) até a conquista do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), e os avanços no aprimoramento da carreira. A federação espera que o Forgepe:

  • Realize oficinas ou Grupos de Trabalho de debate, para aprofundar o conhecimento das diferenças na visão de carreira e junto com seu representante na Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) avançar nos pontos em que há consenso;
  • Apoio para implementação e integração com a Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS) em cada instituição,
  • Apoio ao Plano Nacional de Capacitação e Qualificação;
  • Apoio para realização do dimensionamento da força de trabalho para constituição de um modelo de alocação de vagas;
  • Apoio no combate à terceirização, com avanço na tomada da racionalização,

 

A FASUBRA solicitou apoio para enfrentar a luta a favor da racionalização dos cargos defendidos pela categoria, bem como a luta pela retomada de concursos para vários cargos, dentre eles vigilantes e motoristas, como forma de combater a terceirização.

 

Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher

 

A FASUBRA participou da audiência pública sobre o “Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher” na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) presidida pelo senador Paulo Paim, com participação da Procuradoria da Mulher do Senado e da Câmara dos Deputados, no Senado Federal. Presentes os representantes da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da ONU Mulheres do Brasil.

De acordo com a federação, a partir de ontem foram iniciadas ações de luta contra a violência da mulher com panfletagens, palestras, audiências públicas, durante 16 dias. Esta foi a primeira audiência pública. A Internacional de Serviços Públicos (ISP) lançará no dia oito de março de 2016, uma cartilha que trata o tema “violência contra a mulher”, como resultado da construção coletiva em assembleias e reuniões realizadas por mulheres em todos os estados. “O objetivo da cartilha é ter a cara da mulher brasileira”. O material será distribuído em toda América Latina.  

Categorizados em: