FASUBRA apoia a solidariedade Internacional ao povo Haitiano

11:21 | 18 de janeiro de 2010

O Haiti vive um cenário de destruição, a população em meio aos escombros perambula sem perspectiva alguma. Imagens veiculadas na grande imprensa mostram o povo desolado que retira os destroços com as mãos em busca de sobreviventes. Há falta de água potável, medicamentos, alimento e energia elétrica.

 

Sem alternativa as pessoas dormem nas ruas da capital Porto Príncipe. A Cruz Vermelha do Haiti estima que até 50 mil pessoas podem ter morrido no terremoto que devastou a capital Porto Príncipe, no Haiti. Outros três milhões de pessoas estão feridas ou desabrigadas, conforme informações da BBC Brasil baseadas na Cruz Vermelha.

Os dados são as primeiras estimativas oficiais, embora a própria Cruz Vermelha ressalte que não é possível afirmar nada com precisão ainda. O primeiro ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, chegou estimar que os mortos podem chegar a 100 mil, mas o presidente Renée Preval não confirmou o número de mortos ou de desalojados.

Diante de tanto terror os recursos demoram a chegar. O país mais pobre do mundo enfrenta problemas com cerca de 80% da população desempregada, a falta de estrutura, a exploração por meio da mão de obra barata e se depara com mais um campo de guerra, porém esta batalha deve ser superada não com soldados, e sim com recursos sendo revertidos para a população para a reconstrução do seu país.

Defendemos e exigimos a ajuda humanitária e a anulação da divida externa haitiana, que chega a 1 bilhão de dólares, como tarefas imediatas para a ONU.

Dadas as condições e a dificuldade de transporte de víveres e mesmo de remédio até o Haiti, a melhor forma é reunir recursos em dinheiro que possam ser enviados a organismos internacionais e às organizações de trabalhadores daquele país.

Conclamamos as entidades de base desta Federação a debaterem em suas instâncias que tipo de ajuda podem disponibilizar neste momento, incluindo coleta de dinheiro na própria categoria.

Quem estiver disposto a ajudar o povo haitiano pode fazer depósitos nas contas correntes da Embaixada do Brasil no Haiti e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O dinheiro será utilizado para a compra de água, alimentos e medicamentos para as vítimas.

Opções de doações:

Nome: Embaixada do Brasil no Haiti
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1606-3
Conta: 91000-7
CNPJ: 04170237/0001-71

Nome: Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Banco: HSBC
Agência: 1276
Conta: 14526-84
CNPJ: 04359688/0001-51

Iniciativas estão sendo tomadas também pelas Centrais que atuam no interior do movimento da FASUBRA, para repasses diretos a entidades e movimentos sociais com os quais existem relações internacionais. Orientamos às entidades que avaliem também essas opções.

Categorizados em: