FASUBRA 35 ANOS DE HISTÓRIA E DE LUTA PELA VALORIZAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DAS IFES
A FASUBRA Sindical comemora nesta quinta-feira (19), 35 anos de sua fundação, sempre honrando a sua missão maior que é a defesa dos interesses dos mais de 180 mil Técnico-Administrativ@s das Instituições Federais de Ensino Superior e a luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
Por isso hoje, se faz necessário recuperar esta história de uma entidade rica em compromisso e determinação. A FASUBRA, antes de 1982, se organizava como uma entidade de cunho associativo, e pouco debate se fazia sobre as lutas políticas necessárias no regime militar para se conquistar direitos aos “servidores” públicos do país.
No interior das universidades surgia um grupo de trabalhadoras e trabalhadores que se organizava também em associações, mas que despertavam para a necessidade de mudar o foco e a forma de intervenção nessas entidades, para que se afirmasse a luta por direitos aos trabalhadores.
De lá para os dias atuais, muitas foram as conquistas da entidade, entre elas o I Congresso Nacional da FASUBRA realizado em janeiro, em Natal-RN, que é um marco histórico nesta Federação. A partir desse Congresso a FASUBRA passou a ser representada por uma Direção que assegurava a diversidade regional e política do conjunto da categoria, passando a ter uma atuação classista.
Foi neste período que a luta dos Trabalhadores (as) encampou bandeiras como a democracia nas Universidades; a afirmação da identidade para os (as) Trabalhadores (as) Técnico-Administrativ@s; a luta por melhores salários, por condições de trabalho e a defesa de uma sociedade mais justa e igualitária.
Nessa mesma década, os trabalhadores das Universidades, em sintonia com os avanços da Classe Trabalhadora, juntamente com a representação da nova direção, assumem posição diferenciada, impondo uma mudança de rota rumo à defesa dos seus direitos, rompendo com as ligações umbilicais estabelecidas entre sua direção e as direções das instituições controladas pelo governo.
Com o passar dos anos, às bandeiras históricas da FASUBRA foram incorporadas lutas que vão além do dos interesses da categoria e abraçam toda a sociedade, como a do movimento LGBT, a luta das mulheres, a luta contra a discriminação de negros e negras, e o apoio dado pela Federação a campanhas como a de alerta e prevenção contra o câncer de mama e de próstata.
Também foram inúmeras as contribuições da Federação para a melhoria da educação e da saúde em meio às universidades públicas. Com ação propositiva, destacam-se os projetos criados pela federação: o Projeto Universidade Cidadã para os Trabalhadores, hoje em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Hospitais Universitários, o Plano de Cargos e Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação, aprovado em 2005, e mais recentemente o Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos Integrantes do PCCTAE.
Para o futuro a Federação não descarta a intensificação da Luta para manter-se firme nos ideais de sua fundação, sempre cumprindo seu papel de agente transformador da sociedade. E é assim, com fé na força dos técnico-administrativos para fazer o enfrentamento em prol de conquistas sociais e dos trabalhadores que a FASUBRA pretende seguir sua história de construção de uma sociedade melhor, mais humana e digna para o cidadão e para a categoria.
PARABÉNS FASUBRA SINDICAL, PARABÉNS TAEs E QUE VENHAM MAIS OUTROS 35 ANOS DE VITÓRIAS.
Categorizados em: Geral