Encontro Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, conquistas e desafios
A Direção Nacional da FASUBRA Sindical está participando como observadora do Encontro Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, conquistas e desafios.
O Encontro acontece de 16 a 19 de março, em Brasília, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), SAN Q.03 Bl. A – Ed.Núcleo dos Transportes). E conta com a participação de diversas Universidades Públicas Federais de todo o Brasil.
Durante a realização do Encontro foram apresentadas experiências bem-sucedidas de implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), com o relato de 12 ações de capacitação realizadas em 20 órgãos vinculados ao o Sistema de Pessoal Civil do Executivo (SIPEC), entre elas as Universidades Públicas Federais.
Os participantes são Trabalhadores (as) ligados à gestão da área, em todos os estados da Federação, que estão sendo mobilizados para implementar, nos órgãos públicos em que atuam, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.
O Encontro Nacional de Desenvolvimento de Pessoas Conquistas e Desafios, conta com a participação de 480 pessoas, entre dirigentes e coordenadores das áreas de capacitação dos órgãos da administração pública federal.
O QUE SIGNIFICA:
Essa política é um conjunto de diretrizes e ações de caráter permanente, instituída em 2006, por meio de um decreto do presidente Lula (nº 5.707/06). Prevê, entre outros mecanismos, a elaboração, por cada um dos órgãos federais, de um plano anual de capacitação destinado a seus servidores. Todo o trabalho é acompanhado pelo Comitê Gestor, que também orienta as ações de capacitação.
Instituída em 2006, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal visa melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão, sobretudo pela qualificação de seus servidores.
O Encontro tem como objetivo avaliar o atual estágio de implementação da PNDP. Discutir instrumentos de gestão utilizados no desenvolvimento e capacitação; e procurar, ainda, identificar os principais desafios a sua implementação.
A programação prevê, ainda, a apresentação das ações de desenvolvimento de pessoas destinadas aos órgãos que serão desenvolvidas pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento em 2010, como o Programa de Formação de Multiplicadores em Gestão de Pessoas.
Categorizados em: Geral