
Encontro Nacional contra o Assédio encerra atividades em Brasília com homenagens e encaminhamentos
O último dia do Encontro Nacional contra o Assédio Moral e Sexual, realizado no sábado (27), foi marcado por emoção, debates e a apresentação de propostas para o enfrentamento ao assédio nas instituições de ensino.
Na abertura dos trabalhos do dia foi realizada homenagem à memória do ex-dirigente da Federação, Pedro Rosa Cabral, falecido no dia 22 de setembro. O dirigente foi lembrado por sua trajetória dedicada à construção de um movimento sindical autônomo e comprometido com a transformação social.
Na sequência, houve o compartilhamento de experiências e procedimentos pelas entidades presentes, com destaque para os projetos, desafios e perspectivas sobre o enfrentamento ao assédio nas instituições.
A tarde do dia 27, foi dedicada debate sobre Estratégias de combate ao assédio moral e sexual, elementos para construir uma cultura de ambiente organizacional com saúde mental com a participação virtual da psicóloga Kathleen Magina, assessora técnica da liderança do PSOL na Câmara; da advogada Rubia Abs, mestre em Direitos Humanos e coordenadora nacional do CLADEM Brasil; e do advogado da FASUBRA, Cláudio Santos. Os painelistas discutiram temas como legislação e políticas públicas, canais de denúncia e acolhimento, empoderamento e educação contra a cultura do assédio e ações de combate.
No encerramento do encontro, a coordenadora Maristela Cabral apresentou um balanço positivo da atividade, que contou com a presença de 14 entidades e 66 participantes.
Categorizados em: Geral