Encerramento do XII Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas da FASUBRA Sindical destaca saúde, sexualidade e avanços nas pautas políticas

10:28 | 19 de outubro de 2025

Na parte da tarde, os participantes acompanharam uma palestra sobre planos de saúde privados, apresentada pela advogada Beatriz Cruz, abordando estratégias de negociação e orientações sobre os direitos dos beneficiários. O tema despertou grande interesse entre os presentes, diante das dificuldades enfrentadas por servidores aposentados no acesso e manutenção de planos de saúde.
Outro ponto de destaque que aconteceu durante a realização do encontro na semana, foi o anúncio de uma reunião com o deputado federal Valdemar de Oliveira (Avante), relator do Decreto 10.620, que trata da migração da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas das Autarquias e Fundações para o INSS e que hoje o MGI está produzindo um novo decreto sem consultar as Entidades interessadas. O parlamentar se comprometeu a receber a FASUBRA assim que houver retorno do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), com o objetivo de discutir uma nova relatoria sobre o tema e também se colocou a disposição da Fasubra para fazer uma interlocução no MGI, para abrir negociação das nossas pautas da ultima greve ainda não atendidas.
Ao final das atividades, foram elaboradas as propostas finais do encontro, que serão encaminhadas às deputadas Erika Kokay (PT-DF) e Alice Portugal (PCdoB-BA), com o objetivo de realizar uma audiência pública na Câmara dos Deputados para dar continuidade aos debates.
Para a coordenadora de Aposentados(as) da FASUBRA, Tereza Fujii, o evento superou as expectativas:
“Estou muito feliz, pois todos os participantes saíram muito satisfeitos e levarão os conteúdos do seminário para discussão, municiando suas bases de informações, para mobilizar para os próximos embates, na defesa dos direitos dessa parcela da categoria” afirmou.
Com o encerramento do encontro, a FASUBRA reforça o compromisso de seguir lutando pela valorização e pela qualidade de vida dos aposentados (as), (as,) e pensionistas das universidades públicas e institutos federais.

Categorizados em: