Educação realiza atos contra os cortes e ataques ao setor
Técnica-administrativas e técnico-administrativos, docentes e estudantes se uniram e realizaram atos nos estados, nesta quinta-feira (9/06), contra os constantes ataques à educação pública. O mais recente foi o corte de R$ 3,23 bilhões do orçamento do MEC de 2022, o que representa 14% do orçamento das universidades e institutos federais do Brasil. Esta é mais uma ação do projeto de desmonte da universidade pública pelo governo Bolsonaro. A pauta unificada da educação federal será entregue ao MEC.
Aos gritos de “Eu defendo a educação, a educação. O Bolsonaro não, o Bolsonaro não!” e “Tira a tesoura da mão, tira a tesoura da mão, tira a tesoura da mão e investe na educação!”, manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. O ato também contou com parlamentares da oposição que defendem a educação.
As manifestações abordam ainda temas como a recomposição inflacionária, contra a PEC 206 (que institui a cobrança de mensalidades nas IFE); a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto de Gastos); contra a PEC 32 (reforma administrativa), a recomposição orçamentária da educação, dos Hospitais Universitários e para políticas de assistência estudantil, além da imediata suspensão dos bloqueios ou contingenciamentos orçamentários e a apuração das denúncias de corrupção no MEC, entre outros.
Na próxima terça-feira (14/06) a educação fará uma grande manifestação na capital, com caravanas de todo o país. A Direção Nacional da FASUBRA Sindical orienta suas entidades de base que se mantenham mobilizadas e, se puderem, que enviem representantes para o protesto OCUPA Brasília.
Confira como foi nos estados em fotos:
ASSUFBA
ASSUFRGS
SINDIFES
SINTESPB
SINTEST/RN
SINTUFAL
SINTUFEJUF
SINTUFEPE UFRPE
SINTUFF
SINTUFRJ
SINTUFSCAR
Categorizados em: Campanha Salarial, Educação, Fora Bolsonaro e Mourão, Geral, Greve, Manifestações, Política, Serviço Público