Doação de órgãos: precisamos falar sobre este ato de amor

14:55 | 26 de setembro de 2023

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou a criação de uma política para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e órgãos. O texto, que inclui medidas nas instituições de ensino para divulgar informações sobre os transplantes e capacitação nos cursos de formação da Saúde, aguarda votação no plenário da Casa.

O Projeto de Lei (PL) 2.839/2019 é relatado pelo senador Humberto Costa (PT- PE). A iniciativa foi batizada de Lei Tatiane, em homenagem a Tatiane Penhalosa —  que faleceu aos 32 anos,  em 2019, após aguardar por um coração durante dois anos na lista de doação.

Tatiane Penhalosa

O projeto tem como objetivo principal conscientizar a população sobre doação de órgãos e tecidos, promovendo a discussão de forma mais intenso, sobre a importância do gesto.

A proposta também prevê o fortalecimento do Sistema Nacional de Transplantes (STN), ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atua em todos os transplantes de órgãos do Brasil, incluindo na rede privada. Segundo a política, as ações de conscientização nas escolas que devem serão realizadas na última semana de setembro. A escolha do período é porque o dia 27 de setembro é celebrado como o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

A data, instituída pela Lei nº 11.584/2.007, visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para essa alta taxa de recusa, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião.

Saiba mais em:

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/snt/faq/faq

Categorizados em: